Bicentenário do Nascimento do Poeta e Pintor Taras Shevchenko

10/03/2014 17:03

[+info]

Bicentenário do Nascimento do Poeta e Pintor Taras Shevchenko


A Universidade Lusíada do Porto acolheu, no dia 6 de Março do corrente, a Comemoração do Bicentenário do Nascimento do Poeta e Pintor ucraniano Taras Shevchenko, símbolo da luta nacional ucraniana pela liberdade, evento organizado pelo Consulado da Ucrânia no Porto.

A sessão de abertura contou com a presença do Sr. Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, Prof. Doutor António José Moreira, que teceu algumas considerações a propósito da vida e obra do referido poeta, bem como do Sr. Cônsul-Chefe, Dr. Hennadii Rohovets, e da Sra. Vice-Cônsul, Dra. Nataliia Nykyforak.

O programa integrou a leitura do mais conhecido poema de Taras Shevchenko, “O Testamento”, declamado em ucraniano pela Sra. Vice-Cônsul, Dra. Nataliia Nykyforak, e, na sua versão em português, por uma estudante do 1º ano de Relações Internacionais, Raquel Sequeira.

A comemoração contou ainda com um momento dedicado às canções ucranianas, baseadas nos versos dos poeta, que foram interpretadas por representantes da comunidade ucraniana no Porto, tendo terminado com a exibição do filme documental “O Gene da Liberdade”, sobre a vida e obra de Taras Shevchenko.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar