Capacitar a Escola em tempos de crise em debate na Lusíada Porto

28/03/2014 11:03

[+info]

Capacitar a Escola em tempos de crise em debate na Lusíada Porto


Capacitar a escola em tempos de crise foi o tema escolhido para o III Congresso de Intervenção Psicológica realizado pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade Lusíada do Porto, que acolheu cerca de 100 profissionais e  estudantes das áreas da Psicologia e da Docência, nos passados dias 20 e 21 de Março.

A noção de crise foi abordada ao longo dos dois dias, sendo realçada a existência de períodos de crise, enquanto momentos  normativos ao longo do ciclo de vida, dos quais a adolescência foi particularmente destacada. Foi ainda reforçada a ideia de  que mesmo a crise, como algo inesperado, não deve ser encarada como uma situação negativa, mas antes como um desafio  e uma forma de promoção da mudança e do desenvolvimento humano.

O Congresso iniciou-se com uma visão da crise por técnicos de saúde mental, focalizando a mesma em termos de défice, de  perturbação. Nas diferentes mesas/conferências foi possível descentrar desta noção e constatar que a Psicologia nas escolas  se encontra ou deve encontrar-se predominantemente direcionada para a prevenção, atuando os psicólogos numa lógica de  promoção do desenvolvimento, em contexto.

Esta abordagem acarreta implicações claras, que foram discutidas no congresso:
1 - Importância dos ecossistemas em que os alunos se inserem, particularmente as influências macroestruturais, como o poder  político central e local e a gestão dos agrupamentos de escolas, que condicionam indiretamente o desenvolvimento dos  alunos.
2 - A extrema importância da escola enquanto contexto proximal e espaço privilegiado de promoção da igualdade de  oportunidades, bem como dos docentes, que constituem modelos de comportamento e fontes de aprendizagem.
3 - A influência da família enquanto contexto primordial no desenvolvimento dos alunos, ao longo de todo o ciclo de vida.
4 - A necessidade de uma intervenção direta e atempada com os alunos, nas mais diversas dimensões do desenvolvimento: cognitiva, social, emocional e na promoção das designadas “soft skills”, que são competências chave para o futuro mercado  de trabalho.

Deste congresso sobressai igualmente a conclusão de que a melhor forma de intervir em contexto escolar é a aposta numa  ação sistémica e ecológica, realizada no terreno e articulada entre todos os intervenientes do processo educativo.

De um modo geral, a modalidade de intervenção do psicólogo em contexto escolar deve ser, por excelência, a consultadoria, capacitando os agentes educativos para a adoção de um papel ativo e direto com os alunos.
O psicólogo, nesta perspetiva, assume-se num novo paradigma de intervenção, direcionado para a resolução de problemas,  a gestão de recursos humanos e a articulação constante entre pais, docentes e técnicos educativos e sociais. Deve utilizar a  “crise” para promover mudanças e novas formas de pensar, sentir e agir.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar