Estudante de Design Premiada em Concurso Galp

22/04/2014 17:04

[+info]

Estudante de Design Premiada em Concurso Galp


A estudante do 3º ano do Curso de Design da Universidade Lusíada do Porto, Daniela Cruz, classificou-se em 2º lugar no concurso lançado pela Galp, destinado a promover a capacidade empreendedora no sector da energia, designadamente pelo desenvolvimento de uma nova imagem para as garrafas de gás butano.

De acordo com a memória descritiva, apresentada pela estudante:
A proposta “+” pretende criar proximidade entre o consumidor e as garrafas de gás butano através de uma mensagem imediata positiva, simpáticovalor tão impulsionado pela Galp. A nova criação procura reforçar este vínculo, mas mais ainda, possuir o potencial da diferenciação no mercado deste objecto tão familiar, que actualmente não é contemplado como portador de qualquer valor de significação.

Adquirida a consciência da relevância deste acto criativo, é iniciada a elaboração de uma ilustração composta por vários elementos que preenchem o espaço em jogos de ritmos visuais dinâmicos. O posicionamento das garrafas é um factor variável tanto nos expositores como no transporte, e principalmente nas habitações, daí a importância da ilustração existir em torno de toda a garrafa, permitindo que a sua identidade nunca seja perdida. A composição descreve uma paisagem citadina que remete para a beleza do desalinho da arquitectura tradicional luso ibérica. Esta valorização das casas enfatiza a finalidade do produto e a sua proximidade com as pessoas. Os elementos figurativos que compõem o céu foram inspirados no fogo-de-artifício criando uma atmosfera de festa, e um enquadramento central do logótipo. É assim, conseguida uma representação da energia positiva, facilmente compreendida por todos pela sua coerência, numa estética actual e alegre de estilização das formas, que encontra a sua uniformização através da cor e dos contornos assumidos.


A estudante vai receber um prémio monetário de 3000 € e foi convidada a apresentar uma ideia para a nova imagem da garrafa de gás PLUMA.

Também neste concurso foi premiada com uma menção honrosa a estudante do 3ºano de Design Catarina Castro.

As propostas apresentadas pelas estudantes foram desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Design III, sob o acompanhamento da docente Mestre Alexandra Amorim.

Daniela Cruz



Clique para aumentar