Recém Formados em Arquitectura Premiados em Concurso Internacional

04/06/2014 11:06

[+info]

Recém Formados em Arquitectura Premiados em Concurso Internacional


Os Mestres em Arquitectura Kévin Paiva e Helena Queirós, recém-formados pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, classificaram-se em segundo lugar no concurso de ideias, promovido pela Archmedium, destinado à elaboração de propostas para um “Fórum” capaz de reunir anualmente investidores em energias sustentáveis e a organização de outros eventos desse tipo, a localizar-se no Dubai.

Este concurso dividiu-se em duas categorias, estudantes e jovens arquitectos, e contou com 73 inscrições de todo o mundo só para a categoria estudantes.

De acordo com as palavras dos autores:

“OASIS REFUGE
Mais do que uma simples torre, o projecto centra-se numa simbiose paradisíaca entre a natureza e o homem: um Oásis construído, um refúgio das novas oportunidades. O Todo unifica-se graças a um entendimento relacional íntimo entre os elementos da Terra e o espaço do Homem. É uma viagem, um postal, uma memória capaz de ser entendida e usufruída por todos. A torre representa tanto um ícone de um futuro tecnológico da cidade como um marco histórico da essência do nosso planeta.

WELCOME TO PARADISE
A implantação da torre induz uma fluidez espacial em todo o seu redor com áreas diversificadas como zonas de exposição, de happening, café e repouso. Todas elas beneficiam de uma rede que, juntamente com a vegetação, criam sombras refrescantes, um ambiente místico e único. O estacionamento, dissimulado pela rede e vegetação, transforma-se numa área quase natural, discreta mas essencial.

A GUIDE TOUR INTO THE OASIS
Na sua organização interior, percebe-se que os programas principais se localizam na base, como a sala de conferências e auditórios. O restaurante público marca a transição para a verticalidade da torre onde se vai encontrar as áreas mais privadas como os gabinetes, sala de imprensa e zonas de repouso, rematado num café/bar panorâmico sobre o Dubai.

HOW ABOUT SUSTAINABILITY?
Enquanto refúgio paradisíaco para investimentos de energia global a torre tem como papel principal realçar a sustentabilidade da própria construção. Esta é conseguida graças a uma rede que incorpora, com modulação triangular, painéis solares, capazes de serem introduzidos livremente em todo o projecto, desde a cobertura exterior à pele da própria torre. A distribuição espacial e programática interior permite obter um sistema de ventilação natural refrescante e ideal para o clima do Dubai. No mesmo contexto, a água possui um papel fundamental para o espaço público, graças a uma cascata, espelhos de água e um sistema integrado na rede, são libertados vapores de água tornando os percursos exteriores mais agradáveis e húmidos.”

Link para a página do concurso:
http://en.archmedium.com/Concursos/End_DGEF/Results_pro.php



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar