Docentes do IPCE participam no IX Congresso IberoAmericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses

16/09/2014 10:09

[+info]

Docentes do IPCE participam no IX Congresso IberoAmericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses


Na passada semana, entre os dias 9 e 13, decorreu no Centro Cultural de Belém o IX Congresso IberoAmericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, evento que contou com a presença do Sr. Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, e com a participação de cerca de 2 200 participantes, no âmbito do qual diversos docentes do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) estiveram ativamente envolvidos.

Integrando a Comissão Científica, a Prof. Doutora Isabel Torres organizou um Simpósio-Convite com o título: “Consequências da Conjuntura Económico-social na Gestão Sustentável da Prevenção em Saúde e Segurança no Trabalho” e convidou como oradores a Prof. Doutora Fátima Lobo (IPCE e Universidade Católica – Centro Regional de Braga), o Prof. Doutor Camilo Valverde (Universidade Católica do Porto), a Prof. Doutora Ana Luísa Veloso (Universidade do Minho), a Prof. Doutora Liliana Cunha (Universidade do Porto) e a Prof. Doutora Sara Ramos (ISCTE).

A Prof. Doutora Joana Oliveira, a Prof. Doutora Sara Fernandes e a Mestre Cátia Freitas (diplomada pelo IPCE)apresentaram uma comunicação, submetida ao título: “Os esquemas precoces mal adaptativos em vítimas de violência doméstica”.

No contexto do Simpósio Psicologia e Saúde Sexual: da investigação à intervenção, a Prof. Doutora Cátia Oliveira apresentou um “Estudo clínico controlado sobre a eficácia no tratamento da dor sexual em mulheres portuguesas” e na mesa dedicada à Psicologia da Sexualidade e Estudos de Género debruçou-se sobre “Dor Sexual e os seus determinantes psicossociais: um estudo exploratório na mulher portuguesa”.

Por seu lado, a Prof. Doutora Joana Cruz apresentou duas comunicações orais: Projeto "A Ler Vamos...": Uma aposta autárquica na intervenção precoce” (com Dra. Teresa Oliveira) e “Versão portuguesa do Graphogame: um recurso para apoio a alunos com dificuldades de leitura” (com a Prof. Doutora Ana Sucena e a Dra. Fernanda Viana). A Prof. Doutora Joana Cruz apresentou ainda dois posters em co-autoria, intitulados: “JIL - Jogos Interativos de Leitura” (com a Prof. Doutora Iolanda Ribeiro e a Prof. Doutora Fernanda Leopoldina Viana) e “Dificuldades de leitura nos 2º e 3º ciclos: resultados de referência para uma avaliação psicológica” (com a Dra. Teresa Oliveira e a Prof. Doutora Ana Sucena).




Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar