Profª Doutora Isabel Cantista Presidente da Comissão Científica da 4ª edição da “Global Fashion Conference” na Bélgica

04/12/2014 12:12

[+info]

Profª Doutora Isabel Cantista Presidente da Comissão Científica da 4ª edição da “Global Fashion Conference” na Bélgica




A Professora Doutora Isabel Cantista, Docente das áreas de marketing e de inovação, da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada do Porto, participou nos dias 20 e 21 de Novembro, como membro da Comissão Organizadora e Presidente da Comissão Científica, na 4ª edição da Global Fashion Conference, que se realizou na University College Gent, na Bélgica.

Esta conferência tem na sua génese o encontro pluridisciplinar de saberes e o diálogo e partilha de saber e experiências entre o mundo académico e o sector empresarial da moda, abrangendo toda a sua fileira industrial e serviços.

Ao assumir esta abordagem pretende em simultâneo contribuir para o desenvolvimento da inovação no negócio da moda e colocar no centro dessa actividade o respeito pelo ser humano.

Nesta quarta edição o mote foi Repensar e retrabalhar: desafios e soluções para conjugar criação e tecnologia (Rethinking and Reworking: Challenges and Solutions for the Conjunction of Creation and Technology).

Foram apresentados trabalhos de investigação e projectos inovadores oriundos de países de latitudes tão diversas como a China, Índia e Japão à Finlândia, Suécia, Dinamarca, Espanha e Portugal, e ainda Arábia Saudita e Quatar.

A jornalista Veerle Windels descreveu a evolução da moda belga destacando em particular a diversidade apresentada por propostas de jovens designers belgas e que se sucede ao grupo dos 6 de Antuérpia.

E algumas tendências do negócio da moda emergiram. Uma dessas tendências tem a ver com a valorização do artesanal, do feito à mão, individualizado, feito para durar e que foi o tema não só da comunicação de Olivier Fournier, Director da Hermés para produtos de marroquinaria e selaria, mas também no estudo de Maarit Aakko da Universidade de Aaalto, na Finlândia em que são destacados vários casos de designers que têm feito com sucesso este caminho a partir de 2000 e no estudo de Marie Geneviéve Cyr da Parsons de Nova Iorque destacando exemplos precisamente da cidade de Nova Iorque. Outra tendência marcante é o avanço da economia circular, de uma moda sustentável, em que para além do apelo ao consumo responsável se destacam iniciativas da indústria e de poderes públicos. Mark Sumner e Claire Watson da Universidade de Leeds apresentaram o projecto de reformulação da fast fashion a partir da reciclagem em grande escala de peças de vestuário e têxteis, também no mesmo sentido Anja Crabb da Universidade de Brighton destacou iniciativas de várias marcas. Gert Vandermosten, líder do projecto CityLab de Antuérpia apresentou o projecto que a edilidade tem para conseguir que a cidade seja em 2050 a cidade mais sustentável da Europa e desenvolveu com participantes um workshop para explorar ideias no sector moda que possam contribuir para este objectivo. Dentro destas ideias destacamos o “reverse retailing”, todas as lojas recolhem peças de vestuário e têxteis a fim de serem reciclados e/ou reutilizados e as “fashion libraries”, “bibliotecas” de vestuário, onde se pode alugar roupa, pensando duas vezes antes de comprar mais uma peça e onde os preços praticados são próximos do valor da limpeza da peça.

A próxima edição será em 2016, e está prevista a sua realização em Paris.