Presidente do INFARMED, Dr. Eurico Castro Alves, na Lusíada Porto
16/12/2014 9:12
[+info]

A “Ética na prescrição do medicamento” foi o tema da comunicação proferida pelo Presidente do INFARMED, Dr. Eurico Castro Alves, na aula aberta da unidade curricular (UC) de Ética, das licenciaturas de Direito e de Solicitadoria, a convite do docente desta UC, Prof. Doutor Manuel Monteiro, que decorreu no passado dia 12 de Dezembro.
Na exposição feita, o Dr. Eurico Castro Alves, sem deixar de esclarecer qual a missão do INFARMED, bem como a relação entre a política do medicamento seguida em Portugal e as reais condições económico-financeiras que o país atravessa, realçou a contínua exigência que todos os profissionais da saúde devem manifestar na prescrição dos medicamentos. De acordo com o seu pensamento, os valores éticos e as regras deontológicas têm de estar sempre presentes na ação de quantos se ocupam desta específica área de intervenção social.
As suas palavras permitiram ainda evidenciar a direta ligação entre os conteúdos programáticos seguidos na unidade curricular de ÉTICA e a ação quotidiana de quantos intervêm na sociedade, na perspetiva de que essa intervenção se deve pautar pelo respeito a princípios e valores que não podem ser esquecidos em nome do lucro e das vantagens financeiras.