CASA CAPICUA: Estudantes da Lusíada desenham e rimam com Capicua

22/04/2015 12:04

CASA CAPICUA: Estudantes da Lusíada desenham e rimam com Capicua

Os estudantes do Curso Superior de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto estudam e materializam anualmente uma casa para um convidado publicamente reconhecido e envolvido com o universo da arquitectura, actuando como cliente real e ideal perante os estudantes.

 

O convidado é, por isso, uma personagem cultural e instrumentalmente rica no campo da arquitectura, capaz de alimentar e estimular o imaginário dos estudantes, servindo assim de estímulo à idealização e concepção arquitectónica. Entre os convidados dos anos lectivos anteriores encontramos Eduardo Souto de Moura, Álvaro Leite Siza Vieira, Pedro Abrunhosa ou Manuel Graça Dias. Este ano lectivo, o convidado é Capicua, ou seja, Ana Matos Fernandes, que aceitou o desafio de encomendar e motivar a critividade dos estudantes e futuros arquitectos formados pela Universidade Lusíada do Porto, imaginando e lançando o enunciado da sua casa no Porto - Casa Capicua - onde supostamente habitaria e criaria o seu ambiente pessoal e profissional. A encomenda é uma ficção e simulação da realidade.

 

A criatividade e a actividade de Capicua nos universos musicais e sociais contaminam o campo conceptual e espacial arquitectónico, contendo, por esse motivo, valores que fomentam e alimentam uma ideia de arquitectura actual, onde a cidade e a sociedade são o palco da expressão, representação e reflexão quotidiana. A participação e reflexão proporcionada pelo enunciado da Casa Capicua representará uma oportunidade excepcional para pensar e questionar a cidade e a sociedade, logo, a arquitectura, e adicionalmente uma satisfação e uma inspiração para os nossos estudantes.

 

A sessão foiapresentada e coordenada pelos arquitectos João Rapagão e Teresa Novais, docentes de Arquitectura I e responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento pedagógico da Casa Capicua pelos estudantes e teve lugar no dia 21 de Abril, na Universidade Lusíada Norte - Porto.

 

A presença de Capicua representou um momento de exposição e reflexão para todos. Os temas actuais e ideais que integram os seus temas constituem uma motivação e inspiração para os futuros arquitectos, partilhando e cruzando valores comuns entre a música e a arquitectura. Representa, ainda, uma aproximação entre a universidade e a sociedade.

 

Ecos da sessão nos media:

JN

http://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20150422/282359743249878/TextView

 

PÚBLICO

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/a-casa-no-campo-de-capicua-fica-na-avenida-da-boavista-1693131

 

http://informacao.canalsuperior.pt/noticia/19526#anchor

 

 

Breve nota biográfica da Capicua

 

Capicua é Ana Matos Fernandes. Nasce no Porto e cresce a gostar de rimas e de palavras ditas ao contrário. Descobre aos 15 anos o Hip Hop, primeiro pelos desenhos nas paredes, depois pelas rimas em cassetes, até chegar aos microfones e aos palcos. Entre rimas e palavras, estuda sociologia e faz um doutoramento em Barcelona.

 

Mc militante desde 2004, edita dois Ep’s em grupo (“Syzygy” em 2006 e “Mau Feitio” em 2007), até estar pronta para a primeira aventura solitária em 2008, com a aclamada mixtape “Capicua goes Preemo”. Seguem-se inúmeras colaborações em diversas compilações e mixtapes de alguns dos mais conceituados Dj’s e Produtores de Hip Hop nacionais. Finalmente, em 2012, edita o seu primeiro álbum em nome próprio, com selo Optimus Discos e consegue atingir novos públicos, surpreender a crítica e ganhar destaque nas mais prestigiadas listas de melhores discos do ano.

 

2013 começa com nova mixtape, desta vez com beats de Kanye West (“Capicua goes West”), que prepara terreno para um segundo LP, “Sereia Louca” (ou serei a louca, se quiserem), que chega em Março de 2014 pela Norte Sul. Este trabalho precipita uma longa lista de concertos pelos principais palcos e festivais do país, faz crescer um público cada vez mais diverso, consolida e aprofunda o respeito dos pares e da crítica, confirmando o lugar de Capicua como um dos maiores talentos da nova música portuguesa e uma das mais incontornáveis artistas da sua geração. Para celebrar tudo isto, chega “Medusa” (Norte Sul, 2015), um disco de remisturas com dois temas originais, em que marcam presença alguns dos mais estimulantes projectos de Hip Hop e da actual música urbana de raiz electrónica, como Sam the Kid, Octa Push, Valete, Expeão, DJ Ride e White Haus, DJ Marfox, Stereossauro & Razat, Ninja Kore, entre outros.

 

Conhecida pela sua escrita emotiva e politicamente engajada, pela espontaneidade e por uma clara atitude feminista, conta já com uma longa lista de colaborações, conferências, projetos sociais e workshops, sempre em torno da palavra e da música.

 

http://www.capicua.pt/

 

https://www.youtube.com/watch?v=ShP3libCJJs

 

https://www.youtube.com/watch?v=vFFWrD5DSQA



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar