IV Congresso Internacional de Intervenção Psicológica

23/04/2015 15:04

IV Congresso Internacional de Intervenção Psicológica

Realizou-se nos passados dias 16 e 17 de Abril o IV Congresso Internacional de Intervenção Psicológica, do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto, intitulado “Intervenção Psicológica e Sexualidades”.

Com o auditório repleto de participantes, e com o apoio do SexLab, este evento beneficiou de vários oradores nacionais e internacionais de mérito reconhecido, permitindo ao longo de dois dias a discussão científica de várias temáticas atuais relacionadas com o estudo e intervenção na Sexualidade Humana.

A sessão de abertura teve o privilégio de contar com a presença do Senhor Reitor da Universidade Lusíada do Porto, Prof. Doutor Afonso D’Oliveira Martins, do Senhor Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, Prof. Doutor António José Moreira, da Senhora Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto, Prof. Doutora Isabel Torres, do Senhor Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Prof. Doutor Telmo Mourinho Baptista e de um dos membros da Comissão Organizadora do Congresso, docente do IPCE, Prof. Doutora Cátia Oliveira.

O Dr. Allen Gomes, com o seu brilhantismo científico e expressivo, levou a plateia a fazer uma incursão pela história da sexualidade na conferência inaugural, onde não faltou sentido de humor.

Ao longo da tarde foram discutidos o contexto e os desafios da Educação Sexual em Portugal, numa sessão de grande dinamismo para a qual contribuíram o Prof. Doutor Duarte Vilar, a Prof. Doutora Fernanda Serrão e a Prof. Doutora Sónia Araújo.

O segundo dia do congresso iniciou-se com Charmaine Borg, docente e investigadora na Universidade de Groningen, Prof. Doutora Cátia Oliveira e Prof. Doutora Ana Carvalheira que abordaram questões relacionadas com a sexualidade feminina, seguindo-se a abordagem do contexto masculino com os oradores Aleksandar Stulhofer, da Universidade de Zagreb, Prof. Doutor Pedro Nobre e Prof. Doutora Manuela Peixoto. No contexto da sexualidade e terceira idade a audiência teve a oportunidade de ouvir as comunicações da Prof. Doutora Ana Gomes, do Prof. Doutor Nuno Nodin, presentemente a desenvolver trabalho em Londres e da Prof. Doutora Graça Santos. Estas sessões ficaram marcadas por um intenso debate e profundas reflexões não apenas entre os oradores e os participantes, mas igualmente entre os próprios oradores que enriqueceram grandemente o evento.

No final do dia, os participantes tiveram oportunidade de assistir a três magníficas conferências conduzidas pelo Dr. Santos Pereira, Dr. Teixeira de Sousa e Prof. Doutora Sara Oliveira e pela Mestre Sílvia Ribeiro, dedicadas, respetivamente, aos afetos e intimidade na sexualidade, à apresentação de um caso clínico de intervenção em casal com base no Psicodrama Moreniano e às complexas relações entre sexualidade e adições.

O congresso terminou com a presença da Prof. Doutora Zélia Figueiredo, que procedeu a um enquadramento dos principais marcos históricos relacionados com o género e desenvolveu os grandes desafios que se lhe colocam no presente século.

Este encontro científico contou com a submissão de cinco posters que permitiram o contacto com relevantes pesquisas realizadas no âmbito da sexualidade.

De referir ainda que, no âmbito deste Congresso, foi realizado um Workshop dedicado à temática “Mindfulness e Sexualidade”, conduzido pela prof. Doutora Cátia Oliveira.

Finalmente, para o bom funcionamento de todo este encontro, o IPCE contou com a colaboração do NEPULP, Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto.

À semelhança dos três eventos realizados em anos anteriores, este Congresso pautou-se pela excelência das intervenções, por uma plateia francamente interessada, como o demonstram as imagens.

 

FOTOS