Estudantes da Lusíada visitaram o CEJ e a AR

12/11/2015 10:11

Estudantes da Lusíada visitaram o CEJ e a AR

 

Realizou-se, no passado dia 3 de Novembro, uma visita de estudo dos estudantes do 2º ano de Direito, da Universidade Lusíada - Norte (Porto), ao CEJ – Centro de Estudos Judiciários e à Assembleia da República (AR), organizada pelo Prof. Doutor Manuel Monteiro.

Ambas as visitas, permitindo aos estudantes um contacto com o trabalho desenvolvido pelo CEJ e pela AR, contribuíram para o reforço da permanente interação promovida pela Universidade Lusíada junto das mais diversas Instituições jurídicas, judiciárias, sociais, políticas e culturais.

No CEJ, os estudantes foram recebidos pelo Diretor, Prof. Doutor Pedro Barbas Homem, pelo Coordenador do Departamento de Formação, Juiz Desembargador Edgar Taborda Lopes, e pelo Dr. Fernando Silva, do Gabinete de Estudos Judiciários. Na exposição que fizeram, bem como nas respostas dadas às inúmeras perguntas apresentadas, os responsáveis do CEJ puderam esclarecer todos os presentes quer quanto ao modelo de formação seguido no Centro, quer quanto a muitas das ações por si promovidas e que têm por objetivo a ligação entre os intervenientes no trabalho judiciário.

Já na Assembleia da República, e após uma passagem pelos principais espaços do Palácio de São Bento, os estudantes foram recebidos, na sala do Senado, pelo Prof. Dr. José Matos Correia, professor na Universidade Lusíada de Lisboa e Vice-Presidente da Assembleia da República. No encontro, o Prof. Dr. José Matos Correia fez uma exposição sobre os poderes do Parlamento e do próprio Governo à luz da nova realidade europeia, exposição essa que funcionou como um convite à reflexão dos estudantes quanto à relação entre a forma e a sede do poder.