Estudantes de RI visitaram o Parlamento Europeu e a NATO

06/05/2016 15:05

Estudantes de RI visitaram o Parlamento Europeu e a NATO

 

Realizou-se, nos passados dias 6, 7 e 8 de Abril, a visita de estudo dos finalistas da Licenciatura e dos estudantes de Mestrado, de Relações Internacionais, da Universidade Lusíada Norte – Porto, à Sede da NATO e ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, a convite do eurodeputado Francisco Assis.

Na NATO, a delegação da Universidade Lusíada foi recebida pelo Dr. João Paulo Costa, membro da Delegação Permanente de Portugal junto desta instituição. Após a recepção e creditação de todos os membros, a delegação participou em sessões de esclarecimento e informação sobre o papel actual da ALIÂNCIA ATLÂNTICA e os imensos desafios que se lhe colocam.

A primeira dessas sessões teve a presença do Dr. José Maria Lopez-Navarro, da NATO Public Diplomacy Division, que fez um historial da evolução da Organização até aos dias de hoje e alertou para a crescente necessidade de um reforço de cooperação em matéria de segurança. Esta sessão ficou ainda marcada pelo diálogo estabelecido com os estudantes da Universidade Lusíada que, directamente interpelados pelo Dr. Lopez-Navarro, expuseram as suas opiniões acerca da NATO e deram a conhecer os seus objectivos profissionais.

 

Já na segunda sessão, a cargo do Senhor Coronel Hermínio Teodoro Maio, da Portuguese Military Representation to NATO, foi feita uma apresentação que abrangeu os seguintes tópicos:

•           Enquadramento do papel da NATO, no passado e no presente.
•           Estrutura e processo de decisão.
•           Operações e Missões.
•           Desafios do presente e do futuro.

 

Na terceira e última sessão, com a presença do Senhor Embaixador Luís de Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal na NATO, os estudantes da Universidade Lusíada foram convidados a reflectir sobre os graves problemas que o terrorismo provoca no Mundo em geral e no Ocidente em particular. Essa reflexão permitiu perceber a importância da NATO quer na defesa e segurança da União Europeia e dos seus aliados, quer na sustentação dos valores e princípios que a caracterizam.

A comunicação do Embaixador Luís de Almeida Sampaio contribuiu ainda para reforçar a mensagem transmitida pelos anteriores oradores quanto à relevância crescente dos conhecimentos no domínio da Política Internacional, uma mensagem que veio demonstrar a importância da formação no âmbito das Relações Internacionais.

 

No PARLAMENTO EUROPEU, os estudantes foram recebidos pelo eurodeputado Francisco Assis, que na sua mensagem de boas vindas recordou o tempo em que tinha sido Professor no Curso de Relações Internacionais, da Universidade Lusíada do Porto. Na intervenção que proferiu, o Dr. Francisco Assis abordou a importância da União Europeia para o desenvolvimento de Portugal e explicou o papel desenvolvido pelo Parlamento Europeu na discussão e deliberação de temas que directamente se relacionam com a vida dos cidadãos europeus em geral e dos jovens, em particular.

Após esta intervenção, e tal como estava previamente definido, os estudantes da Universidade Lusíada fizeram a apresentação de trabalhos dedicados aos seguintes temas:

•           A relação UNIÃO EUROPEIA – RÚSSIA.
•           A relação UNIÃO EUROPEIA – MERCOSUL.
•           As possíveis causas para a captação de jovens europeus, pelos grupos terroristas.

Nas apresentações mencionadas os estudantes intervenientes tiveram a oportunidade de dar conhecimento dos seus pontos de vista críticos quanto aos temas em análise, dando sugestões para uma melhoria do trabalho a desenvolver pela União Europeia. No final, coube ao eurodeputado Francisco Assis fazer uma apreciação das comunicações, tendo manifestado o seu elogio pela qualidade e rigor científico demonstrado. Os estudantes da Universidade Lusíada agradeceram as palavras que lhes foram endereçadas e convidaram o Dr. Francisco Assis a prefaciar os seus trabalhos, para posterior publicação na Revista da Universidade Lusíada “Política Internacional e Segurança”.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar