Aula Aberta com Professor Daniel Bessa

14/11/2016 10:11

Aula Aberta com Professor Daniel Bessa

 

Aula Aberta com Professor Daniel Bessa

 

A Nação é gigante, o Estado é anão - Aula Aberta com Professor Daniel Bessa

 

Correspondendo ao convite que lhe tinha sido endereçado pelo Prof. Doutor Manuel Monteiro para participar numa aula aberta, no âmbito da disciplina "Grandes Problemas Contemporâneos, do Mestrado de Relações Internacionais,  sob o tema "Gigantes e Anões, no contexto da actual economia mundial", o Prof. Doutor Daniel Bessa esteve presente na Universidade Lusíada - Norte (Porto), no passado dia 9 de Novembro. Reflectindo com os estudantes e professores presentes sobre a situação económica nacional e internacional, o Professor Daniel Bessa começou por esclarecer que é necessário distinguirmos a Nação do Estado e que, no específico caso português, a Nação deve ser vista como o Gigante, atendendo aos portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo, enquanto o Estado poderá sem dúvida ser percepcionado como Anão, no quadro da Globalização que vivemos. 

 

Na sua comunicação o Professor Daniel Bessa considerou ainda ser necessário perceber que dada a sua dimensão territorial e populacional, o Estado português não pode, por si só, pensar que tem a solução para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentado, pelo que acreditar que a solução dos nossos problemas passa essencialmente pelo investimento público, significa esquecer a realidade de uma economia em larga medida dependente das importações. Esta solução, a do investimento público como pressuposto de relançamento económico, só fará sentido no quadro da própria União Europeia, nunca no quadro isolado de um país com as nossas características. Pensar que podemos seguir programas projectados para outras realidades, como os que se anunciam nos Estados Unidos da América com as propostas defendidas pelo novo presidente eleito norte-americano será desviar as nossas atenções do que pode e deve efectivamente ser feito.

 

Confrontado com as perguntas colocadas pelos estudantes sobre se a sua análise não revelaria um certo pessimismo sobre o nosso futuro, o Professor Daniel Bessa respondeu que o realismo não pode ser confundido com pessimismo, razão afinal que também sempre o conduziu a acreditar no aprofundamento da União Europeia e na capacidade de esta encontrar soluções que ultrapassem a mera dimensão nacional dos Estados que a compõem.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar