Feliz Páscoa

08/04/2020 10:04

Feliz Páscoa

 

Mensagem do Presidente da Fundação Minerva   Mensagem do Reitor da Universidade Lusíada

 

 

Neste tempo excepcionalmente difícil que se vive em todo o mundo, com o sacrifício, a desilusão e a dor por que tantas famílias estão a passar, quero neste momento desejar uma boa Páscoa a toda a família Lusíada e agradecer o espírito de sacrifício, a determinação, a solidariedade e o empenho que têm demonstrado na resposta a esta crise inesperada e imprevisível.

Aos nossos estudantes, aos nossos professores e investigadores, aos nossos colaboradores, aos nossos parceiros, a todos quero deixar um vivo agradecimento, na certeza de que, inspirados pelo que a Páscoa simboliza, no âmbito das responsabilidades que a cada um correspondem, sejamos todos capazes de nos renovar e renascer ainda mais fortes e unidos no cumprimento da nossa missão.

É neste compromisso que o Conselho de Administração da Fundação Minerva, ciente das graves dificuldades que se vivem, tudo fará para garantir, em todas as suas valências, os meios necessários ao bom e regular funcionamento das Universidades Lusíada, procurando também disponibilizar todos os meios que estiverem ao seu alcance para dar apoio aos estudantes que dele necessitem nesta adversidade, em ordem a assegurar a continuidade dos seus estudos.

Porque é tempo de Páscoa é tempo de esperança, em que o triunfo da vida sobre a morte se afirma! É neste espírito de renovação e renascimento que quero desejar, uma vez mais, que nas vossas casas vivam a Páscoa em paz, com saúde, amor e esperança, a esperança que a ressurreição de Cristo trouxe à humanidade e o amor de mãe com que Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, nos abraça!

 

O Presidente do Conselho de Administração da
Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica

Prof. Dr. João Duarte Redondo

 

 

 

Dirijo-me a todos os estudantes, professores, investigadores e colaboradores da nossa Universidade, desejando-lhes que, no meio da adversidade em que nos encontramos, na medida do possível, tenham uma boa Páscoa.

Vivemos hoje uma situação excepcional, nunca antes por nós vivida, que, para poder ser ultrapassada com minimização de danos, obrigou a distanciamento social e que levou a que, em geral e também na nossa Universidade, fossem suspensas todas as actividades lectivas e não lectivas presenciais.

Apesar disso, procurou-se imediatamente assegurar a continuidade do funcionamento da Universidade. Quanto às actividades lectivas, prosseguiram com recurso a plataformas tecnológicas de ensino on line, criando-se condições para que, no presente ano lectivo, os nossos estudantes possam continuar a sua formação e vir a ter pleno sucesso escolar. Quanto às actividades de investigação, particularmente quando não impliquem relacionamento pessoal presencial, têm sido desenvolvidos todos os esforços para que não sofram qualquer interrupção.

Quando for possível voltar à normalidade, importa que estejamos em situação equivalente àquela em que estaríamos se não tivesse ocorrido a crise pandémica que hoje nos aflige. 

Para a realização desse objectivo tudo tem vindo a ser feito com o envolvimento institucional de todos: logo no primeiro momento, com o esforço e a competência dos colaboradores dos serviços informáticos e académicos da Universidade, que começaram por criar as condições técnicas e práticas para tanto; depois, decisivamente, com o empenhamento e a dedicação excepcionais do corpo docente, que assegurou a continuidade e a regularidade das actividades lectivas, adaptando-se com inteira disponibilidade às exigências ditadas pelas novas circunstâncias; ainda, num aspecto que muito importa, com a plena adesão dos estudantes a um novo modelo de ensino antes não experimentado, assumindo uma atitude de grande maturidade e responsabilidade.

Não esqueço, também, a entrega das Direcções de todas as unidades orgânicas à resolução dos múltiplos problemas que têm surgido, bem como a resposta que, generosamente, têm procurado dar Coordenadores de Centros de Investigação, investigadores e outros colaboradores da Universidade ao desafio que lhes foi lançado pelos poderes públicos para contribuírem, nos seus domínios de competência científica e técnica, para a resolução de problemas nacionais que a presente crise gerou.

Por tudo, a todos: Bem-Haja!

No demais e porque esta crise poderá ter severas implicações pessoais, a Universidade, em tudo o que estiver ao seu alcance, procurará ir ao encontro dos que necessitarem de apoio.

Resta-me desejar que fiquem bem e que possam viver esta Páscoa em Paz, com a Graça de Deus e a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da nossa Universidade e de Portugal.

 

O Reitor da Universidade Lusíada

Prof. Doutor Afonso d’Oliveira Martins

 

 

AVISO

As instalações da Universidade Lusíada estarão encerradas no período de 9 a 13 de Abril de 2020 (inclusive).

A Universidade Lusíada deseja a todos os seus estudantes, professores, investigadores e colaboradores uma Páscoa Feliz, repleta de saúde, paz, amor e esperança.