APP STAYAWAY COVID

17/09/2020 9:09

APP STAYAWAY COVID

 

Esta é uma medida de prevenção!
Quanto mais pessoas utilizarem a aplicação, maior é a probabilidade de as pessoas portadoras da doença, mas ainda sem sintomas, serem rapidamente diagnosticadas.

Numa situação de pandemia, esta app é uma das ferramentas que permite identificar contactos em situações de possível contágio, sendo mais eficaz do que a identificação manual (em que o paciente tem de se lembrar das pessoas que contactou nas últimas duas semanas quando é diagnosticado com COVID-19).

“Com a COVID-19, estima-se que estejamos infeciosos em média durante 10 dias. Em parte deste tempo podemos não ter quaisquer sintomas, mas 44% dos contágios ocorrem precisamente quando ainda estamos assintomáticos! É precisamente neste período, e para reduzir estes 44%, que a utilização do rastreio digital com a aplicação é importante”.

- Como é que a app STAYAWAY COVID avisa que esteve em contacto com uma pessoa infetada?

Quando uma pessoa é diagnosticada com COVID-19 recebe um código de 12 dígitos que deve inserir na aplicação, que é válido por 24 horas. Só assim a aplicação terá a informação sobre a confirmação do diagnostico e poderá alertar quem esteve muito próximo, desde que também tenha instalado a app STAYAWAY COVID. A identidade nunca será revelada.

A app STAYAWAY deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias, a menos de 2 metros de distância, durante cerca de 15 minutos, representando assim um risco elevado de contágio, emitindo um alerta.

Este alerta não significa que a pessoa está infetada, mas sim que existiu um contacto de risco elevado e que é importante contactar as autoridades de saúde.

- Que tipo de contacto é necessário para que seja emitido o alerta?

O que está definido como exposição de alto risco é uma proximidade mínima de 2 metros, durante cerca de 15 minutos, com uma pessoa infetada.

Em vez de um rastreamento de contactos, que é feito "manualmente" aos utilizadores identificados como positivos ao vírus, esta app permite alertar todos os utilizadores que estiveram a menos de 2 metros de distância, durante cerca de 15 minutos, nos últimos 14 dias, com uma pessoa infetada, desde que tenham a aplicação instalada.

- A app é segura? Que dados vai recolher?

Nenhuma informação pessoal é recolhida, todos os dados são anónimos e os códigos são eliminados ao fim de 14 dias. Este funcionamento segue as regras definidas a nível europeu.

O download é gratuito.