Investigadores do CIPD publicam artigo na "Frontiers in Psychology"

18/04/2024 8:04

Investigadores do CIPD publicam artigo na

Os investigadores do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), Professora Doutora Joana Oliveira, Professora Doutora Susana Pedras, Professora Doutora Sofia Marques Ramalho e Professor Doutor Richard A. Inman, publicaram o artigo "Latent profiles of emotion regulation among university students: links to repetitive negative thinking, internet addiction, and subjective wellbeing", na secção de "Health Psychology", volume 15 (2024), da revista científica "Frontiers in Psychology".

Este artigo elaborado pelos referidos investigadores, que são também docentes do Instituto de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto), teve como objetivo principal caracterizar e explorar, através de uma análise de perfis latentes, perfis de regulação emocional em jovens universitários e de que forma esses perfis estão associados a diferentes níveis de pensamentos intrusivos negativos, uso problemático da internet e bem-estar subjetivo. Foram identificados quatro perfis latentes de regulação emocional.

O perfil que apresentou maiores dificuldades de regulação emocional no geral evidenciou menor bem-estar subjetivo e a maior prevalência de pensamentos intrusivos negativos, assim como de uso problemático da internet. Os estudantes com um perfil de reduzido insight emocional também apresentaram níveis reduzidos de bem-estar subjetivo, mas níveis baixos de pensamentos intrusivos negativos. Os resultados deste estudo sugerem que as intervenções destinadas a melhorar a saúde e o bem-estar dos estudantes universitários devem considerar os diferentes perfis de dificuldades de regulação emocional, em vez de se centrarem em abordagens/estratégias universais.

"Frontiers in Psychology", "[…] the 3rd most-cited and 6th largest research publisher and open science platform […]", é uma revista científica multidisciplinar empenhada em promover a publicação e o acesso irrestrito dos avanços na pesquisa psicológica, no âmbito da saúde e da psicologia clínica, da ciência cognitiva, da ciência da perceção e personalidade e da psicologia social, comunicando o conhecimento científico a psicólogos, investigadores, académicos e ao público em geral. (fonte: "Frontiers in Psychology")



Clique para aumentar