Uma Casa para Rui Moreira

18/04/2024 9:04

Uma Casa para Rui Moreira


Os Estudantes de Arquitectura I da Universidade Lusíada Norte – Campus do Porto - vão desenhar e projectar uma Casa para Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Como acontece anualmente, os Estudantes são desafiados a imaginar e organizar o espaço para um convidado que encomenda uma casa com um programa marcado pela identidade e personalidade convidada. A sessão de apresentação do enunciado da casa, realizada a 16 de Abril de 2024 na Biblioteca da Universidade Lusíada Norte, constituiu um momento de grande proximidade e cumplicidade entre o Presidente e os Estudantes de Arquitectura I.

Rui Moreira pretende uma casa introvertida, voltada sobre um saguão, longe dos olhares indiscretos de quem circula na rua. Uma casa habitada por livros, onde seja possível encontrá-los em diversos momentos, concentrados numa biblioteca ou arrumados em passagens entre espaços. Habitada, também, por obras de arte contemporânea que povoam paredes como janelas para outros horizontes.

Uma sala ampla, central, de encontro com familiares e amigos, permite estar e jantar directamente relacionado e voltado para a cozinha, onde ocorrem momentos de partilha e convívio. Dois quartos completam a encomenda que se assume como um refúgio para quem vive intensamente os seus dias na cidade do Porto. O pátio central é simultaneamente o gerador da casa e articulador exterior de todos os espaços com os quais se relaciona.

Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal desde 2013, exerce presentemente o terceiro e último mandato. Formado em Gestão de Empresas pela Universidade de Greenwich, manteve sempre ligações à academia, na Universidade do Porto e na Universidade Católica Portuguesa. Presidente da Associação Comercial do Porto entre 2001 e 2013, é autor e coautor de diversas obras escritas, para além de comentador em diversos órgãos de comunicação social. Mereceu ainda condecorações e distinções como a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, concedida pelo Rei de Espanha, o Master de Oro atribuído pelo Real Forum de Alta Dirección de Espanha, a Ordem do Mérito, no grau de Comendador, outorgada pelo Presidente da Roménia, e a Medalha da Cruz de São Jorge, atribuída pelo Estado-Maior-General das Forças. Velejador internacional conquistou vários títulos nacionais como sénior e júnior. Gosta de ler e escrever, mas sobretudo de aprender. Pratica desportos ligados ao mar e usa a culinária terapia de descontração ao fim de um dia de trabalho. Leão de signo, traz o Dragão no coração, integrando o Conselho Consultivo do Futebol Clube do Porto.

Rui Moreira regressará para comentar e criticar as maquetas e os desenhas das casas propostas em sessão a decorrer no fim de maio. Os exercícios são acompanhados pelos Arquitectos João Paulo Rapagão e José Godinho, Docentes de Arquitectura I da Universidade Lusíada Norte.

 

https://www.porto.pt/pt/noticia/exercicio-academico-de-arquitetura-leva-rui-moreira-a-universidade-lusiada



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar