A terapia narrativa da re-autoria na intervenção clínica com crianças e adolescentes

30/04/2024 10:04

A terapia narrativa da re-autoria na intervenção clínica com crianças e adolescentes

 

No passado dia 18 de abril, teve lugar a aula aberta "A terapia narrativa da re-autoria na intervenção clínica com crianças e adolescentes", ministrada pela oradora convidada Dr.ª Isabel Cavadas. Esta aula orientou-se para a prossecução de três objetivos: i) potenciar a apropriação dos fundamentos epistemológicos em que se funda a abordagem narrativa e, em particular, o Modelo de Re-autoria de Michael White e David Epston; ii) ilustrar a operacionalização deste modelo na intervenção clínica com crianças que apresentam sintomatologia, ou um quadro estruturado de perturbação de ansiedade, e iii) promover o desenvolvimento de competências de concetualização de casos clínicos. Este momento de construção do conhecimento configurou-se, também, como oportunidade para refletir sobre a centralidade da relação terapêutica enquanto alicerce do processo de mudança psicológica, com base nos princípios norteadores da construção desta relação definidos por Carl Rogers.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar