Professora Joana Cruz aborda desafios da transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, no Agrupamento de Escolas de Valadares

02/05/2024 9:05

Professora Joana Cruz aborda desafios da transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, no Agrupamento de Escolas de Valadares

 

A Professora Doutora Joana Cruz, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), participou, no dia 24 de abril de 2024, numa sessão para pais, mães e encarregados/as de educação de crianças em idade pré-escolar, no Agrupamento de Escolas de Valadares, na qual analisou os desafios da transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).

A intervenção da Professora Joana Cruz, intitulada "Do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo – Antes da transição", centrou-se na abordagem aos desafios colocados às crianças (famílias e educadores) que vão frequentar o 1.º ciclo no próximo ano letivo, numa sessão com grande participação da assistência, que contou com a organização e apoio da equipa técnica do projeto, dos educadores de infância do agrupamento e de estudantes do mestrado em Psicologia da Educação do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada.

A transição para o 1.º ciclo é uma mudança natural na vida de todas as crianças e famílias e é, também, normal que exista algum stress numa situação que tem oportunidades de aprendizagem e permite uma evolução quantitativa e qualitativa da criança. O sucesso da transição do pré-escolar para o ensino básico depende de vários intervenientes – criança, família, escola, comunidade –, que é desejável estarem em consonância, destacando-se o envolvimento ativo dos pais e encarregados de educação que deve, sempre, sublinha-se, respeitar o ritmo próprio de crescimento de cada criança.

A iniciativa integra o projeto "A brincar e ler vamos aprender", desenvolvido pelo referido agrupamento, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) na componente Leitura, escrita e comunicação, dos Planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, da Direção-Geral de Educação (Ministério da Educação), considerando-se que "[…] o papel da escola é crucial, [e] a colaboração e responsabilidade da comunidade a nível local e regional são essenciais à construção do sucesso escolar e ao compromisso com o ensino e a valorização da aprendizagem […]". (fonte: PNPSE)

O projeto "A brincar e ler vamos aprender" partilha com os encarregados de educação e com toda a comunidade educativa, de forma regular, newsletters nas quais se destacam os trabalhos de literacia realizados nos jardins de infância – histórias, atividades de linguagem, de fala, de audição, de consciência fonológica –, e sugerem-se às famílias leituras e atividades relacionadas com tópicos trabalhados.



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