II CICLO DE TEMAS DE ECONOMIA

12/12/2005 9:12

A actividade Ciclo de Temas de Economia promovida pela Ordem dos Economistas tem por objectivo a divulgação e partilha de conhecimentos científicos economicos junto da sociedade, incentivando a redacção de artigos de opinião. Os artigos seleccionados e premiados serão posteriormente publicados no Jornal de Notícias e presentados pelos respectivos autores numa conferência organizada pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas.

II CICLO DE TEMAS DE ECONOMIA


REGULAMENTO DA ACTIVIDADE

1. ÂMBITO DA ACTIVIDADE
A actividade CICLO DE TEMAS DE ECONOMIA tem por objectivo a divulgação e partilha de conhecimentos científicos da área das ciências económicas junto da sociedade, incentivando a redacção de artigos de opinião de jovens especialistas sobre um leque de variados temas da actualidade.

2. DESTINATÁRIOS
A Actividade destina-se a todos os Alunos Finalistas de cursos acreditados pela Ordem dos Economistas e a todos os Alunos de Cursos de Especialização (Pós-Graduações, MBA’s, Mestrados, …) que já possuam licenciaturas reconhecidas
pela Ordem.

3. APRESENTAÇÃO DA ACTIVIDADE
A actividade CICLO DE TEMAS DE ECONOMIA consiste na publicação de um artigo sobre cada um dos temas propostos. No total serão 5 temas diferentes.
Os artigos poderão ser redigidos por qualquer aluno que se encontre no âmbito do ponto 2 do presente regulamento (Destinatários). Os artigos seleccionados e premiados serão posteriormente publicados no Jornal de Notícias e presentados pelos respectivos autores numa conferência organizada pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas.

4. TEMAS
São os seguintes os temas definidos:

Política Económica “A importância do sistema de câmbios fixos na competitividade comercial: Caso da China”

Contabilidade “A transposição das NIC (Normas Internacionais de Contabilidade) para a Ordem Jurídica Interna”

Finanças “O impacto da Globalização no perfil de risco e rendibilidade das empresas”

Marketing “Neuromarketing”

Economia Portuguesa “A problemática do endividamento das famílias em Portugal”

5. CRITÉRIOS DE ADMISSÃO DOS TEMAS
Os artigos deverão respeitar um limite máximo de 3300 caracteres com espaços sob pena de serem excluídos. Adicionalmente, os artigos deverão ser redigidos ORDEM dos ECONOMISTAS tendo em linha de conta o interesse do seu conteúdo para a sociedade em geral e o facto de se destinarem à publicação num jornal com cobertura nacional.

6. ENTREGA DOS ARTIGOS
Os artigos concluídos deverão ser enviados, preferencialmente por e-mail, para a Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas e deverão incluir o nome do autor e o seu grau académico, assim como referência à Instituição de Ensino Superior a que pertence.

Ordem dos Economistas
Delegação Regional do Norte
Morada: Rua Ricardo Jorge 55 – 3º Dto, Porto
Tel: 222 055 670 Fax: 222 083 008
E-mail: drn.ordeconomistas@mail.telepac.pt

7. CALENDÁRIO
A redacção dos artigos irá concentrar-se no período de 1 de Novembro 2005 a 31 de Janeiro 2006.

8. JÚRI DOS ARTIGOS
Será constituído um júri composto por membros da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas para cada um dos temas propostos, sendo a selecção final do artigo da responsabilidade do Presidente do Júri:

Tema
Política Económica

Responsável
Prof. Dr. Daniel Bessa

Contabilidade
Dr. José Rodrigues de Jesus

Finanças
Prof. Dr. Oliveira Marques

Marketing
Prof. Dr. Carlos Brito

Economia Portuguesa
Dr. Carlos Tavares

9. ARTIGOS SELECCIONADOS
A comunicação dos artigos seleccionados pelo júri será feita aos autores dos mesmos, bem como às Instituições de Ensino respectivas. A publicação dos artigos ocorrerá entre os meses de Abril e Maio de 2006, na versão integral, sendo que a equipa editorial do Jornal de Notícias se reserva o direito de propor algumas alterações de carácter editorial.

10. PRÉMIO MONETÁRIO
Será atribuído um prémio monetário no valor de 250€ a cada um dos artigos seleccionados, que será entregue ao(s) respectivo(s) autor(es). Este prémio monetário terá o patrocínio da Salvador Caetano.

11. CONFERÊNCIA
Os artigos seleccionados serão posteriormente apresentados numa conferência, organizada pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas, prevista para o mês de Maio / Junho 2006, sendo a data e local comunicados oportunamente a todos os interessados. Durante a conferência será também entregue o prémio monetário aos respectivos autores dos artigos seleccionados.

Calendário de Redacção e Selecção dos Artigos

Redacção dos Artigos
1 de Novembro 2005 a 31 de Janeiro 2006

Selecção dos Artigos
1 de Fevereiro a 15 de Março 2006

Divulgação dos Artigos seleccionados junto das Faculdades
15 a 31 de Março 2006

Publicação no JN
1 de Abril a 31 de Maio 2006

Conferência
Maio / Junho 2006

 

 

Para mais informações, contactar:
Prof. Doutor Pedro Raposo Carvalho
mail: 23010611@por.ulusiada.pt