BIBLIOTECA DIGITAL DA UNIÃO EUROPEIA DISPONIBILIZARÁ 6 MILHÕES DE OBRAS EM 2010

28/03/2006 12:03

A União Europeia (UE) disponibilizará em 2010 uma biblioteca digital com mais de 6 milhões documentos (essencialmente livros mas também filmes, jornais, fotografias, etc.). Este projecto irá iniciar a sua execução já este ano com o objectivo de reunir todo o património cultural e científico do continente, e não somente circunscrito ao espaço da União Europeia.

BIBLIOTECA DIGITAL DA UNIÃO EUROPEIA DISPONIBILIZARÁ 6 MILHÕES DE OBRAS EM 2010


A iniciativa é similar ao projecto da Google, denominado de Google Book Search (GBS), que prevê disponibilizar na Internet 15 milhões de obras procedentes de bibliotecas americanas e da universidade britânica de Oxford.

A Biblioteca Digital Europeia permitirá ao utilizador, através de um único portal na Internet, em vários idiomas, ter acesso ao saber cultural e científico de bibliotecas, arquivos e museus de toda a UE.

A previsão é de que em 2008 cerca de 2 milhões de obras digitalizadas já estejam disponíveis, em 2010 seis milhões e que este acervo se amplie consideravelmente ao longo dos anos futuros.

As bibliotecas nacionais de todos os Estados-membros colaborarão plenamente no fim deste ano para tornar realidade o projecto.

O processo de elaboração será trabalhoso devido à grande variedade de suportes materiais, que inclui livros, fotografias, manuscritos, filmes e música. Todo o material será submetido a selecção prévia por parte das bibliotecas e arquivos dos diversos países.

A iniciativa aproveitará o conteúdo da “Biblioteca Europeia“, um projecto que dá acesso aos índices e colecções de mais de 40 bibliotecas do continente.

O esforço será em três âmbitos: a digitalização, o acesso em linha à informação e a sua conservação. Os Estados-membros da UE serão responsáveis pelo pagamento da maior parte dos custos (200 e 250 milhões de euros nos próximos quatro anos). A UE financiará só os trabalhos que impliquem maior valor em nível europeu, e para além disso, será co-financiadora da criação de uma rede europeia de centros de digitalização.

A Comissão Europeia (CE) irá procurar uma solução para os problemas relacionados com os direitos de propriedade intelectual dessas obras, a principal problemática com que a Google se tem vindo a defrontar no seu projecto GBS. A comissária europeia de Sociedade da Informação, Viviane Reding, afirmou que a CE vai propor “uma regulamentação autenticamente europeia para a protecção dos direitos de propriedade intelectual, seu uso e o acesso aos mesmos nas bibliotecas digitais”.

Em 2007 a CE apresentará uma estratégia sobre bibliotecas digitais científicas e académicas e um relatório dos conteúdos on-line que abordará a gestão dos direitos de propriedade intelectual na era digital.

Adaptado de JB Online (via Agência EFE)

 

Mediateca
Edifício U
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto

T. +351 225 570 811
F. +351 225 570 897

mediateca@por.ulusiada.pt