CONCURSO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS :: CIDADE DO PORTO

25/07/2006 14:07

A Associação Porto Digital, constituída pela Câmara Municipal do Porto, Universidade do Porto e Associação Empresarial de Portugal, pretende levar a efeito, a partir de Setembro próximo, um concurso para apresentação de modelos tridimensionais, em formato electrónico, de edifícios característicos da cidade do Porto, no âmbito do projecto Porto Digital.

CONCURSO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS :: CIDADE DO PORTO


São ainda parceiros da Associação Porto Digital para o projecto especifico do Porto em 3D, a AEIOU, a Faculdade Engenharia-UP, e a Escola das Artes-UCP.

A Associação Porto Digital, na expectativa de uma forte adesão das instituições de ensino e seus alunos a este concurso, vem por este meio, através da Aeiou, solicitar que esta informação seja entretanto difundida junto dos docentes, de modo que a iniciativa possa ser considerada no planeamento das actividades já no início do próximo ano lectivo.

Disposições Gerais:

- O concurso terá como objectivo seleccionar um conjunto de modelos tridimensionais de edifícios característicos da cidade do Porto, os quais poderão vir a ser integrados em ambientes virtuais, no desenvolvimento dos projectos e iniciativas levadas a efeito no âmbito do PortoDigital, como sejam páginas web, produtos multimédia e outros suportes.

- Os concorrentes serão responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantirão a sua autoria e assumirão toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.

- Cada proposta apresentada a concurso deverá incluir dois modelos tridimensionais do edifício modelado:

a) Um modelo detalhado, em formato 3DS ou Maya.

b) Um modelo optimizado para disponibilização na Web, em formato X3D.

Os trabalhos serão avaliados por um Júri de 5 elementos, com autoridade em modelação 3D, convidadas para o efeito, pela Associação Porto Digital.

 

Informação mais detalhada, bem como o respectivo regulamento do concurso, serão disponibilizados aquando da abertura do concurso, prevista para Setembro próximo, e cujo prazo limite para entrega de propostas se prevê que seja de 5-6 meses .


www.portodigital.pt