Serviços / CIULP / CIULP . REDE EDUROAM . PROJECTO e-U

O projecto e-U Campus Virtuais é uma iniciativa lançada pelo governo, no âmbito do Programa Operacional para a Sociedade de Informação. Trata-se de um projecto que envolve Serviços, Conteúdos, Aplicações de Rede de Comunicações Móveis para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentiva e facilita a produção, acesso e partilha de Conhecimento.

Este projecto tem como principais objectivos a disponibilização de informação através da Intranet/Internet (24h x 365 dias), a progressiva eliminação do suporte papel (webização), o acesso a conteúdos digitais (e-books, imagens, vídeos, etc.), o apoio ao ensino presencial e à distância (e-learning), e, por fim, a formação dos utilizadores, para que todos possam tirar partido das novas tecnologias no ensino e, em particular, na criação de novos conteúdos.

Tendo em vista a concretização destes objectivos, as UL vem desenvolvendo uma série de acções, nomeadamente a renovação do equipamento informático e infra-estruturas de rede, a ligação à Internet (RCTS) através da FCCN e o desenvolvimento de Sistemas de Informação.

As UL optaram pelo desenvolvimento interno dos Sistemas de Informação - SIGUL (Sistema Integrado de Gestão das Universidades Lusíada). Os Sistemas de Informação, desenvolvidos de uma forma integrada, abrangem actualmente todas as áreas administrativas. Só este esforço, de vários anos, permite que hoje seja possível a disponibilização de informação através da Intranet/Internet e a progressiva webização dos procedimentos administrativos.

Para garantir o acesso à informação, o projecto envolve também a criação de uma infraestrutura de rede sem fios cuja cobertura se pretende total em todo o campus da Universidade possibilitando assim, a alunos e docentes o acesso aos conteúdos e serviços em qualquer local, a qualquer hora.

Última actualização: 2013-10-30 11:52