Universidade / FAA / FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES

FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES [<em>FAA</em>]

É do reconhecimento público que as Faculdades de Arquitectura e Artes das Universidades Lusíada vêm contribuindo activamente para a qualificação do ensino universitário da Arquitectura e do Design em Portugal.

As experiências acumuladas decorrentes da sua acção têm sido fundamentais para que no decurso das actividades de carácter científico, pedagógico e humanista se dimensionem com objectividade as consequências positivas e menos positivas inerentes à difícil mas grata tarefa de formar.

Neste sentido, a escrupulosa avaliação dos resultados alcançados tem ontribuído para retirar as ilações que conduzem à introdução de ajustamentos, perseguindo o objectivo da instituição que assenta na ambição de continuar a atingir elevados níveis de qualidade, de excelência e de rigor no ensino, com o intuito de formar profissionais com excelentes possibilidades de aceitação e de inserção no mercado de trabalho.

Essa responsabilidade de serviço público, obtida com a excelência do ensino que se vem ministrando, requer o reforço de competências e qualificações científicas, que apenas podem ser alcançadas através da realização dos tês ciclos de formação na área da Arquitectura e dos três ciclos de formação na área do Design.

Nesse sentido, concertando as competências pedagógicas e científicas do corpo docente, bem como a investigação realizada pelos investigadores do CITAD — Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design que agrega Projectos de investigação das três Universidades, avaliado com “Very Good” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia — a Faculdade de Arquitectura e Artes conta com os seguintes cursos:

- Mestrado Integrado em Arquitectura;
- Doutoramento em Arquitectura em parceria com a Universidades Lusíada de V.N de Famalicão;
- Curso de Licenciatura em Design;
- Mestrado em Design de Interiores e de Equipamento;
- Mestrado em Design do Produto;
- Doutoramento em Design em parceria com a Universidades Lusíada de Lisboa e de V.N de Famalicão.


DIREÇÃO
pa

Prof. Doutor Francisco Peixoto Alves

arquitecturaeartes@por.ulusiada.pt

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Horário de atendimento do Director, Prof. Doutor Peixoto Alves:
Quartas das 14h às 16h

Horário de atendimento do Secretário, Dr. Carlos Saragoça:
Segunda a Sexta, das 10h às 13h e das 15h às 17h
Email: saragoca@por.ulusiada.pt


EVENTOS


2º Arquitectura Lusíada Porto Meeting


Nos dias 19 e 20 de Maio de 2015 realizar-se-á, no auditório M3, o 2º Arquitectura Lusíada Porto Meeting, evento que visa, uma vez mais, celebrar o ensino e a prática da Arquitectura.

No seguimento da enriquecedora experiência que constituiu o encontro do passado ano lectivo, também este ano se pretende reunir a comunidade Lusíada em torno de uma reflexão sobre os aspectos desafiantes que se colocam hoje ao exercício da profissão nas suas mais diversas vertentes.

O site com informação sobre as actividades que integrarão este Meeting e o respectivo Programa serão disponibilizados oportunamente.


Organização


"MOMENTOS DE DESIGN LUSÍADA 2015"
11 E 13 MAIO 2015
18H00
AUDITÓRIO M3



Organização: Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto

AULA ABERTA COM ARQ. RICARDO VIEIRA DE MELO
28 ABRIL 2015
11H00
AUDITÓRIO 2



Aula Aberta dedicada aos espaços para habitar e construídos pelo Arquiteto Ricardo Vieira de Melo, Docente da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada Norte – Porto


Organização
Arquiteto João Paulo Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada Norte – Porto



Habitares
Ricardo Vieira de Melo


Ricardo Vieira de Melo desenvolve desde 1989 estudos e obras onde a unidade e a identidade da arquitetura resultam da transversalidade e universalidade dos temas de desenho e  projeto, capazes de conciliar e proporcionar o encontro entre a linguagem regional e a global.

Das suas produções e realizações, sejam nas escalas maiores sejam nas menores, Ricardo Vieira de Melo destaca para a Aula Aberta as arquiteturas habitadas e domesticadas, tema onde as variáveis espaço e tempo merecem uma dedicação cuidada e pormenorizada.

Recorrendo a uma metodologia intelectual e instrumentalmente  experimental,  progressiva e obsessivamente didática, descobre habitares e valores dotados de momentos e apontamentos singulares que geram espacialidades e identidades únicas capazes de moldar os moradores e as casas que habitam.

Ricardo Vieira de Melo ensina Arquitectura e Projeto em diversos anos do Mestrado Integrado de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto desde 1994.

http://www.rvdm.pt/


SESSÕES DE ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA

CALENDÁRIO DAS PROVAS DE MESTRADO
Mestrado Integrado em Arquitectura
Mestrado em Design de Interiores e Equipamento



INFORMAÇÕES

CURSOS