FORMAÇÃO DE GESTORES: EXECUTIVOS DE PME EUROPEIAS SELECCIONADOS PARA PROGRAMA TOTALMENTE FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPEIA NA CHINA
29/10/2009 8:10
A Comissão Europeia e o Governo chinês lançaram um programa de formação linguística e comercial na China que beneficia de um financiamento total, que constitui uma excelente oportunidade para os gestores de pequenas e médias empresas se especializarem no mercado chinês. O prazo para apresentação das candidaturas termina em 7 de Janeiro de 2010.

Pequim, 19 de Outubro de 2009 - Os gestores das pequenas e médias empresas da UE têm agora a oportunidade única de se especializarem no mercado chinês e promoverem as suas carreiras profissionais, assim como as oportunidades comerciais das suas empresas. O programa de formação UE-China "Managers Exchange and Training Programme" (METP), recentemente prorrogado, visa especificamente os quadros gestores de nível médio e superior das PME. A iniciativa, com a duração de dez meses, terá início em Maio de 2010 e oferece um programa de estudos intensivos da língua chinesa comercial, bem como experiência prática através de um estágio num ambiente empresarial chinês. O programa, totalmente financiado pela Comissão Europeia, prevê a concessão de um subsídio mensal. O prazo para apresentação das candidaturas termina em 7 de Janeiro de 2010.
"Ao contrário do que sucede com os quadros gestores das grandes empresas, os executivos das PME raramente têm a oportunidade de receber formação interna como especialistas no mercado chinês. O programa METP visa especificamente estes gestores" diz Stefan Hell, responsável pela equipa METP em Pequim: "A imersão na língua e na cultura empresarial chinesa, um aspecto fundamental do nosso programa, oferece oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Adicionalmente, as próprias PME beneficiam com o programa METP ao qualificarem os seus quadros para negociarem com uma das economias mais dinâmicas do mundo e assim criar novas oportunidades de negócio. Um dos aspectos mas atractivos do programa é o facto de não estar limitado a uma indústria específica, ou seja, podem candidatar-se gestores de qualquer sector, utilizando o programa METP como ponto de partida para os seus próprios planos comerciais."
O programa METP teve início em 2006 e foi prorrogado pela Comissão Europeia e pela China no Verão passado em virtude do forte crescimento do número de candidaturas e do êxito registado junto dos candidatos. Actualmente, está a ser formada uma quarta vaga de 105 gestores. Além de organizar a estadia completa, a UE cobre o valor das propinas e paga aos participantes um subsídio mensal no valor de 1 000 euros. Todos os participantes que concluem o programa recebem um diploma oficial assinado pelo Embaixador da UE na China e pelo Presidente da Câmara de Comércio Internacional Chinesa. Os candidatos não precisam de ter quaisquer conhecimentos da língua chinesa. Para mais informações sobre as candidaturas, efectuar o download do dossier de candidatura ou obter mais informações gerais sobre o programa, visite www.metp.net.cn ou contacte-nos através do número +49 69 15402 638.
* * *
The EU-China Managers Exchange and Training Programme (METP) is a five-year intergovernmental cooperation project between the European Commission and the Government of the People's Republic of China. Placed within the dynamic context of continuously evolving relations between the EU and China, the non-profit programme is designed to enhance business expertise by developing European and Chinese human resources. METP aims to train and financially support internships for 450 Chinese managers in the EU and European managers in China. The programme is implemented by the China Council for the Promotion of International Trade from 2006 to 2011, and total funding from the EC and the Government of China is 23 million Euros.
Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm