Notícias e Eventos / LISTA DE EVENTOS

AULA DE EXTERIOR - DESENHO DE OBSERVAÇÃO
Data: 10.03.2025 a 30.05.2025Local: ANGEIRAS
Aula de Exterior
Desenho de Observação
10 Março a 30 Abril
Angeiras
Aulas ministradas no Núcleo Piscatório de Angeiras, tendo por limites:
Avenida da Praia de Angeiras e Rua da Praia
Rua António Feijó
Rua da Quinta de Calvelhe
Organização
Prof.ª Doutora Patrícia Diogo
Faculdade de Arquitetura e Artes

AULAS DE EXTERIOR "DESENHO DE COMUNICAÇÃO"
Data: 31.03.2025 a 09.05.2025Local: RAMALDE
Aulas de Exterior
Desenho de Comunicação
31 Março a 9 Maio
Ramalde
Título
Desenho de exterior desenho de perspetiva e pormenores construtivos da Unidade Residencial de Ramalde, Porto.
Apresentação
Desenho de: Plantas com varias escalas do percurso. Cortes para analisar com caracter sistemático e sequencial. Axonometrias, Totalidade, por partes, detalhe de objetos. Perspetivas diversas, com informação percetiva ótica do espaço. Figura humana no espaço.
Organização
Prof.ª Doutora Joana Pimentel
Faculdade de Arquitetura e Artes

AULA ABERTA "DA EDUCAÇÃO À CICATRIZAÇÃO: NOVAS ABORDAGENS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA "
Data: 28.04.2025Local: SALA 210
Aula aberta
"Da Educação à Cicatrização: Novas Abordagens para Melhorar a Qualidade de Vida em pacientes com Pé Diabético"
28 Abril
18h30 às 20h30
Sala 210
No âmbito da Unidade Curricular de Questões Aprofundadas I, do 1º ano do Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-estar, realizar-se-á uma aula aberta intitulada “Da Educação à Cicatrização: Novas Abordagens para Melhorar a Qualidade de Vida em pacientes com Pé Diabético”.
A Doutora Gabriela Ferreira é Psicóloga Clínica e da Saúde e Investigadora e irá apresentar os resultados da sua tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada que consistiu na Avaliação do Impacto de Duas Intervenções na Adesão aos Autocuidados com os Pés e Cicatrização da Úlcera em Pacientes com Pé Diabético, com o objetivo último de promover a sua Qualidade de Vida. Este trabalho compreendeu dois ensaios controlados randomizados, cada um com três grupos e três momentos de avaliação. O primeiro estudo analisou o impacto de três formatos de educação – um vídeo educativo, um folheto com leitura guiada em tempo real e um folheto para ler em casa – na promoção do conhecimento e a adesão aos cuidados com os pés. O segundo estudo avaliou a viabilidade e a aceitabilidade de uma intervenção de relaxamento muscular progressivo com imaginação guiada focada na cicatrização da úlcera do pé diabético em comparação com um placebo de imaginação guiada neutra e um grupo que não recebeu qualquer intervenção psicológica, para informar um futuro ensaio definitivo para avaliar a sua eficácia na cicatrização da úlcera do pé diabético. Prevê-se a discussão sobre as implicações para a prática clínica e investigação futura, bem como o impacto societal dos estudos.
Organização
Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação

JOIN THE GAME: CONNECT FUNDING & TALENT
Data: 29.04.2025Local: ANFITEATRO 4
"Join the Game: Connect Funding & Talent"
29 Abril
17h-20h
Anfiteatro 4
Na 1ª edição do jogo em que se pretende facilitar a conexão entre investidores e empreendedores a Universidade Lusíada, no campus do Porto, teve 63 milhões de euros "em jogo", mas não foram muitas as ideias que conseguiram captar a atenção dos investidores...
Este ano repetimos a edição do "Join the Game: Connect Funding & Talent" para facilitar o encontro entre financiamento e talento, no dia 29 de abril, entre as 17h e as 20h, no Auditório 4 .
Convidamos Investidores e Empreendedores a virem a jogo. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
INSCRIÇÕES
Programa
16h30M - Café de boas-vindas
17H Painel – Investidores & Empreendedores
Moderador: Joel Vaz – Universidade Lusíada
Clara Marques – DG Herdmar
Heitor Benfeito – DG Critical Ventures
Manuel Vieira Lopes – Fundador e CEO Casas em movimento
António Lima - Gestor Institucionais e Empresas – Banco Carregosa
18H30 Painel – “Starting Up” – Como começar?
Moderador: Carlos Martins – Universidade Lusíada
João Cerejeira – Augusta Labs
Simão Rosas – DeHouse
Francisco Seixas – Weiver
Francisco Adão da Fonseca – Skrei (Alumni Arquitetura Lusíada)
19h30 - Jogo/Networking – Encontros de Investidores e Empreendedores
20h - Encerramento
Organização
Prof.ª Doutora Isabel Cantista
Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa

WEBINAR "QUEIMA DAS FITAS: EQUILÍBLIO ENTRE A DIVERSÃO E O BEM-ESTAR"
Data: 30.04.2025Local: ONLINE
"Queima das Fitas: Equilíbrio entre a Diversão e o Bem-Estar"
30 Abril
18h30
Online
Organização
SABES - Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada

AULA ABERTA "EMOTION-FOCUSED THERAPY, FORGIVENESS AND AGEING"
Data: 05.05.2025Local: SALA 210
Aula aberta
“Emotion-Focused Therapy, Forgiveness and Ageing: An Integrated Approach to Enhancing Emotional Well-Being”
5 Maio
18h30 às 20h30
Sala 210
Apresentação
O Bernardo Monteiro Fernandes Corrêa d’Almeida é Psicólogo Clínico, inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses, em funções da Clínica LAPSIS em Lisboa. Apresentou publicamente no passado dia 21 de Março de 2025 a sua Tese de Doutoramento intitulada “Emotion-Focused Therapy, Forgiveness, and Ageing: An Integrated Approach to Enhancing Emotional Well-Being”, na Universidade da Maia. Nesta Universidade realizou o seu doutoramento em Psicologia Clínica integrando um grupo de investigação dedicado ao estudo da Terapia Focada nas Emoções e do Perdão. Os seus interesses de investigação e intervenção centram-se especialmente no impacto da Terapia Focada das Emoções e do Perdão no processo de desenvolvimento humano, nomeadamente, do envelhecimento. O seu trabalho de doutoramento foi desenvolvido ao longo de cinco anos e meio, na Universidade da Maia, contando com três artigos já publicados, com supervisão e co-autoria da Professora Doutora Carla Cunha, em revistas internacionais no âmbito da psicologia.
Objetivos
Partilhar os passos desenvolvidos na investigação, em concreto, o processo de avaliação qualitativo, os passos de construção de um Protocolo de Estudo para avaliação de um Ensaio Clínico Aleatorizado, bem como o de um estudo de caso hermenêutico.
Organização
Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação

2.º CONGRESSO INTERNACIONAL "PEDAGOGIA XXI"
Data: 08.05.2025 a 09.05.2025Local: AULA MAGNA
E V E N T O P R E S E N C I A L
— entrada livre —
Evento: | 2.º Congresso Internacional "Pedagogia XXI". | |
Tema: | O lugar da(s) inteligência(s): entre o relacional e o artificial. | |
Oradores: | Alberto Rocha Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro Ana Gomes Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Celestino Magalhães Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia Célia Novas Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro Daniela Gonçalves Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Emília Alves Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro Estela Bastos Visual Thinking Joana Torres Instituto Europeu dos Estudos Superiores José Alberto Lencastre Universidade do Minho Liliana Pinheiro Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto Luísa Orvalho Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto Luísa Santos Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny Mairéad Pratschke University of Manchester Miguel Ángel Zabalza Beraza Universidade de Santiago de Compostela Mónica Nogueira Soares Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Rui Marques Relational Lab Sandra Santiago Maiêutica – Instituto Politécnico da Maia Tammie Schrader Whitworth University | |
Comissão Organizadora: | Joana Cruz Universidade Lusíada Luísa Orvalho Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto Daniela Gonçalves Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Celestino Magalhães Instituto Piaget Ana Paula Duarte Atlântica Sónia Ruão Maiêutica Liliana Nunes Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro Tânia Lourenço Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny | |
Comissão Científica: | Mariana Sousa Universidade Lusíada Joana Oliveira Universidade Lusíada Liliana Pinheiro Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto Isabel Cláudia Nogueira Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti José Luís Gonçalves Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Adalberto Dias de Carvalho Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo Isabel Rabiais Escola Superior de Saúde Atlântica Joana Torres Insituto Europeu des Estudos Superiores Rosa Martins Insituto Europeu des Estudos Superiores Edgar Bernardo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro Luís Picado Instituto Superior de Ciências Educativas Ricardo Martins Instituto Superior de Ciências Educativas José Manuel Silva Escola Superior de Saúde de Santa Maria Noélia Pimenta Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny António Nunes ISAVE - Instituto Superior de Saúde Ana Leitão Instituto Piaget | |
Data: | 8 e 9 maio 2025 | |
Horário: | 09H30 - 17H00 | |
Localização: | Universidade Lusíada [Porto] | |
Mais info: | página web | |
QR Code: |

AULA ABERTA "ESTUDO E PORMENORIZAÇÃO, COM RELEVÃNCIA PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE COMUNICAÇÃO
Data: 08.05.2025Local: SALA 203
Aula aberta
“Estudo e pormenorização, com relevância para a elaboração do projeto de comunicação à Obra”
8 Maio
8h-10h
Sala 203
Apresentação
Dar-se-á especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados, mais experimentais. A importância de definir com critério os detalhes particulares de um edifício [caixilharias], com diversas técnicas construtivas decorrentes dos sistemas adotados, em projeto.
Objetivos
A aula tem como objetivo principal, incentivar e estimular a investigação ao nível do detalhe de execução, valorizando deste modo, o desenho, nomeadamente o pormenor e detalhe nas mais diversas escalas gráficas, exigível num projeto de comunicação à Obra.
Orador
Arquiteto Rúben Ricardo Oliveira Cardoso
Vview - Systems for Architecture
Organização
Prof. Doutor Jorge Amaral
Faculdade de Arquitetura e Artes

SEMINÁRIO "IDENTIDADE NO DESIGN ATRAVÉS DAS MARCAS PORTUGUESAS"
Data: 08.05.2025Local: SALA 206
Seminário
"Identidade no design através das marcas portuguesas"
8 Maio
18h às 20h
Sala 206
Apresentação
Este seminário explora a forma como o design comunica identidade cultural através das marcas portuguesas. Partindo de uma abordagem fenomenológica, os participantes discutirão como elementos simbólicos, materiais e narrativos contribuem para a experiência do consumidor. Serão abordadas questões como a autenticidade no design, a memória afetiva e a evolução das marcas portuguesas num contexto global. Para tal convidou-se o docente e investigador em design e identidade cultural Nuno Coelho. Nuno Coelho https://www.nunocoelho.net/ interessa-se em história, cultura material, património, humanidades digitais, comunicação de ciência e representação e semiótica visuais. Nuno Coelho tem explorado questões de identidade e memória através da exploração da política de produção de imagens e de arquivos de instituições e marcas comerciais históricas portuguesas.
Objetivos
O principal objetivo constrói-se a partir de um debate de como a identidade portuguesa se manifesta no design de marcas nacionais, explorando a relação e construção entre tradição, inovação e experiência do utilizador.
Organização
Prof. Doutor Rui Alexandre
Faculdade de Arquitetura e Artes

AULA ABERTA "INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NAS PERTURBAÇÕES ALIMENTARES E INTERVENÇÃO EM ADULTOS"
Data: 12.05.2025Local: SALA 205
Aula aberta
"Intervenção Psicológica nas Perturbações Alimentares e Intervenção em Adultos"
12 Maio
11h-13h
Sala 205
Apresentação
A Professora Sofia Marques Ramalho é Psicóloga Clínica, professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade Lusíada Porto. A Professora Sofia Marques Ramalho tem exercido prática de psicoterapia e investigação associada nesta área sendo, por isso, considerada uma especialista neste tema. Irá apresentar o modelo de intervenção trans diagnóstico consensualmente utilizado no trabalho psicoterapêutico com estas perturbações.
Objetivos
O objetivo geral da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Intervenção Clínica em Adultos (MTICA), do 1º ano do Mestrado em Psicologia Clínica é promover conhecimentos aprofundados e competências específicas acerca da intervenção clínica em adultos. Globalmente, espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender a intervenção psicológica como processo sequencial resultante dos objetivos derivados da avaliação e conceptualização especificas de cada caso e consoante a perturbação psicológica apresentada. Associadamente, pretende-se que os estudantes tenham conhecimento e contacto com os modelos de tratamento empiricamente validados contemporâneos e mais atualizados.
Organização
Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação