BASTONÁRIO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS, PROF. DOUTOR TELMO BATISTA, NA LUSÍADA DO PORTO
26/10/2011 15:10
A convite do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, o Prof. Doutor Telmo Batista esteve presente no passado dia 21 de Outubro na Universidade Lusíada do Porto, num Seminário dedicado ao ...

A convite do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, o Prof. Doutor Telmo Batista esteve presente no passado dia 21 de Outubro na Universidade Lusíada do Porto, num Seminário dedicado ao tema Exigências, desafios e oportunidades na prática profissional do Psicólogo.
Foi grande e entusiasta o acolhimento feito ao Sr. Bastonário da Ordem dos Psicólogos, não só por parte de estudantes e docentes da Universidade Lusíada do Porto, mas também por parte de alguns psicólogos em pleno exercício da profissão.
Feita a abertura da sessão por parte do Sr. Vice-Chanceler das Universidades Lusíada, Prof. Doutor António José Moreira, e dadas as boas-vindas pela Sra. Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Prof. Doutora Isabel Torres, o Sr. Prof. Doutor Telmo Batista começou por salientar a importância da criação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, apesar do atraso de 20 anos. Referiu-se à imperatividade de dar uma voz mais activa ao psicólogo nos diferentes órgãos e de fazer passar a mensagem de que a presença de um psicólogo nos diferentes contextos (saúde, educação, organizações, justiça, entre outros) não é um “luxo” mas uma necessidade.
O Sr. Bastonário referiu que a Ordem já conta actualmente com 17 mil inscritos e tem procurado levar a cabo inúmeras iniciativas tendo em vista defender os interesses dos psicólogos (regulando a entradas na Ordem, formando os novos psicólogos através dos estágios, aconselhando os psicólogos relativamente ao Direito de Trabalho), proteger o público das más práticas (criando o Código Deontológico da profissão e por via do Conselho Jurisdicional) e participar activamente nos órgãos decisores, relacionando-se com os diversos actores. A este respeito são exemplos a participação da Ordem no Conselho Consultivo da A3ES e do Plano Nacional de Saúde. O Sr. Bastonário destacou ainda as relações que a Ordem tem vindo a estabelecer a nível internacional, acolhendo em 2014 o Congresso Iberoamericano de Psicologia, entre outras actividades.
O Prof. Doutor Telmo Batista deixou uma mensagem de esperança, referindo mesmo que “há futuro para os psicólogos”. Reforçou porém a ideia que o domínio organizacional é de grande interesse e um dos mais promissores. Também se referiu à neuropsicologia como estando em crescendo, principalmente pelas questões que se prendem com a avaliação psicológica. De forma mais específica, o Sr. Bastonário destacou a terceira idade como sendo aquela onde o desenvolvimento de novos projectos se poderá afigurar bastante atractiva face ao actual contexto. Sustentou a importância de todos os psicólogos trabalharem pela profissão e de saberem mostrar aos diversos interlocutores presentes nos contextos de trabalho a sua importância.
Finalmente, quando questionado sobre as especialidades e a criação dos colégios, o Sr. Bastonário adiantou que a Ordem está já a fazer um grande trabalho neste domínio, nomeadamente a proceder a um levantamento das competências-chave para as três áreas internacionalmente reconhecidas – Clínica e Saúde, Organizações e Educação. Prevê que dentro de um ano esta situação esteja concluída e seja divulgada.