DOCENTE DA FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES, ARQUITECTO MIGUEL MALHEIRO, LANÇA LIVRO “IGREJA DE SÃO MAMEDE DE VILA VERDE, CONSTRUIR UMA IGREJA COM AS SUAS PEDRAS”

16/01/2012 11:01

O arquitecto Miguel Malheiro, docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, viu publicado um livro da sua autoria sobre ...

DOCENTE DA FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES, ARQUITECTO MIGUEL MALHEIRO, LANÇA LIVRO “IGREJA DE SÃO MAMEDE DE VILA VERDE, CONSTRUIR UMA IGREJA COM AS SUAS PEDRAS”

 

O arquitecto Miguel Malheiro, docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, viu publicado um livro da sua autoria sobre a conservação, salvaguarda e valorização do património, intitulado “Igreja de São Mamede de Vila Verde, Construir uma igreja com as suas pedras”, lançado no final de Dezembro pelo Centro de Estudos do Românico e do Território, assinalando simbolicamente a primeira “pedra” da linha editorial desse Centro de Estudos.
O livro aborda a intervenção no património, referindo o autor que “O projecto para a conservação da Igreja de São Mamede de Vila Verde não pretendeu mais do que construir uma igreja com as suas próprias pedras”, tendo culminado “num edifício onde ainda é visível a fundação românica, bem como os vários discursos introduzidos ao longo da história, promovendo um diálogo entre eles”.

Para além do texto do autor, que foi coordenador do projecto e acompanhamento da obra, são também apresentadas as formas de actuar de alguns dos intervenientes, como o arqueólogo responsável pela campanha de arqueologia realizada, Dr. Luís Fontes, pelo engenheiro civil responsável pelo diagnóstico efectuado à estrutura do edifício, Eng. Aníbal Costa, e pelo conservador-restaurador responsável pelo restauro das pinturas murais, Dr. Joaquim Inácio Caetano.