Semana da Psicologia na Universidade Lusíada do Porto

14/11/2013 12:11

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Semana da Psicologia na Universidade Lusíada do Porto


O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) promoveu, de 4 a 8 de Novembro, uma Semana de Atividades Extracurriculares, com iniciativas que tocaram as mais variadíssimas áreas do saber deste instituto.

 

O Exercício da Psicologia Educacional em Portugal

O Psicólogo Clínico em Contexto Institucional: A Prática Clínica com Pais, Crianças e Adolescentes

Escola Inclusiva: Que Respostas no Atual Contexto Nacional?

Duas sessões muito participadas e interativas ajudaram a aprofundar o exercício da psicologia da educação em Portugal, bem como da prática clínica com pais, crianças e adolescentes do psicólogo clínico em contexto institucional. Estes dois eventos contaram com a presença de um total de sete convidados externos, sendo seis profissionais em exercício no domínio da psicologia da educação, em contextos públicos e privados diversificados, e um na área da psicologia clínica.

No dia 8 o IPCE recebeu ainda a Sra. Dra. Isabel Cruz, Subdiretora da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e a Dra. Liliana Pereira, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, para abordar a Escola Inclusiva na atualidade. Ficou claro que, a Escola de hoje reconhece francamente a imperatividade da presença de técnicos especializados capazes de, de forma articulada com os professores e educadores, assegurarem uma Escola verdadeiramente inclusiva, como os psicólogos. Ficou ainda claro que Portugal se encontra muito aquém, em termos de resposta, ao nível da Intervenção psicológica, tendo em vista satisfazer as reais necessidades que hoje as Escolas enfrentam. Não é suficiente dizermos que a escola pública promove equidade e inclusão, pois todos acolhe, independentemente da sua condição. A verdadeira inclusão resulta das condições efetivamente criadas, das respostas diferenciadas para cada um, na sua diferença.

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Speed Recruitment

Avaliação Psicológica de Condutores

A semana de atividades do IPCE contou com dois eventos focados na componente de avaliação psicológica. Um destes eventos contou com a presença da Dra. Catarina Reis, da Cidade das Profissões, e direcionou-se para as estratégias inovadoras de aproximação entre empregadores e candidatos a emprego no contexto do recrutamento e seleção, tendo sido desenvolvidos o Speed Recruitment e o Master Spich. O outro evento orientou-se particularmente para a avaliação dos condutores e teve o privilégio de beneficiar da presença do Dr. Silva e Sá da Edipsico. Nesta sessão, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer, não apenas algumas das exigências legais que são colocadas em termos da avaliação psicológica, mas também de visualizar diversas provas validadas para a população portuguesa.

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A Guerra Colonial, a Perturbação Pós-Stress Traumático e os Deficientes das Forças Armadas Portuguesas

Teatro do Oprimido – Master Class

A importância de retomar um período tão marcante da nossa história, como foi a guerra colonial, bem como compreender o seu impacto não apenas na época, mas nos dias de hoje, foi o objetivo da iniciativa “A Guerra Colonial, a Perturbação Pós-stress Traumático e os Deficientes das Forças Armadas Portuguesas”. Do ponto de vista da Psicologia, os contributos dos dois oradores – Sr. Abel Fortuna (Presidente da Delegação do Porto da ADFA e deficiente das Forças Armadas Portuguesas e da Prof. Doutora Isabel Cruz, Psicóloga da ADFA), bem como dos testemunhos presentes no vídeo que foi apresentado, tiveram uma componente formativa de grande valor para os estudantes.

Uma iniciativa que primou pela criatividade, pelo rigor e pelo envolvimento total dos presentes foi visível na Master Class – Teatro do Oprimido, conduzida pelo Dr. José Soeiro. Tratou-se de uma iniciativa valiosa para os estudantes, e sua futura prática profissional, que deixou a todos uma vontade de continuidade nos caminhos da dramaturgia, da representação, da expressão plena e do ser e do sentir, tão caros à Psicologia. As imagens falam por si!

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Projeção de Filmes

O Nome da Rosa

Um Método Perigoso

O recurso à visualização conjunta de um filme, seguida de debate, não deixou certamente nenhum dos presentes indiferente nas sessões dedicadas aos filmes “O Nome da Rosa” e “Um Método Perigoso”. A feliz escolha destes filmes possibilitou, no primeiro caso, uma rica análise histórica e epistemológica, da ciência no geral e da Psicologia em particular, e, no segundo caso, um processo comparativo da psicanálise de Freud e de Jung.

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Metodologias de Investigação Quantitativa e Qualitativa em Psicologia

A importância que as metodologias assumem, para a intervenção e investigação em Psicologia, foi o mote para a realização de um painel dedicado às metodologias quantitativas e às metodologias qualitativas. Estas duas sessões tiveram ainda como objetivo dar a conhecer aos estudantes os trabalhos de investigação de alguns docentes do IPCE. A riqueza desta iniciativa, já realizada em tempos com sucesso pelo IPCE, voltou a revelar-se de grande interesse para estudantes e docentes, pelo que certamente será para repetir com a apresentação de outros trabalhos.

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