Casa de Água para Matsu
21/04/2017 16:04

Casa de Água para Matsu
Valter Hugo Mãe, autor e escritor amplamente reconhecido pelo público e pela crítica literária, é o convidado do presente ano lectivo para a encomenda de uma casa aos estudantes do Primeiro Ano do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura.
O convidado encomendou e enunciou os valores espaciais e materiais da “Casa de Água para Matsu”, personagem do seu livro “Homens Imprudentemente Poéticos” recentemente editado, desafiando os estudantes a imaginar e desenhar um habitar conceptual e funcionalmente singular.
Entre conceitos reais e virtuais ou espirituais, a casa materializa um pensamento poético e metafórico inspirador, claramente estimulante para fomentar e alimentar uma ideia de arquitectura.
A Casa de Água para Matsu, onde Valter Hugo Mãe supostamente habitaria e criaria o seu ambiente pessoal e profissional mais próximo, está localizada em parcela urbanística e morfologicamente estabilizada.
A casa encomendada é protagonizada e habitada por livros e exteriormente dominada e enquadrada por um lago, para além dos usos habitacionais e funcionais habituais.
Durante sete semanas, os estudantes desenharão e materializarão em maquetas a encomenda, para observação e apreciação crítica pelo autor e escritor.