Professor João Paulo Rapagão na Inauguração do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota
29/10/2019 9:10

O Arquitecto João Paulo Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte (Porto), participou, no dia 28 Outubro, na emissão da Antena 1 que acompanhou a inauguração do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, agora renovado e adaptado a eventos culturais, recreativos e desportivos. Conduzida pela Jornalista Cláudia Costa da Antena 1, a emissão teve ainda a participação de Germano Silva, Historiador, de Pedro Abrunhosa, Autor, e de Jorge Silva, Administrador do Super Bock Arena.
Durante a emissão, o Professor João Paulo Rapagão abordou a história e a memória do jardim e do imóvel inaugurado, relacionando-as com os valores patrimoniais e culturais em presença e, ainda, com os critérios de intervenção arquitectónica e técnica adoptados na acção de reabilitação e actualização efectuada.
Inicialmente desenhado e projectado pelo Arquitecto José Carlos Loureiro em 1951 para acolher o XVIII Campeonato do Mundo e VIII Campeonato da Europa de Hóquei em Patins de 1952, o Palácio dos Desportos apresenta uma cobertura esférica forrada e acabada em bronze com 92 metros de diâmetro, iluminada por 768 óculos circulares e rematada exteriormente com um miradouro único a 360 graus que coincide com o domo central.
Destinado a exposições e reuniões formais e informais, tem agora uma capacidade para 5500 lugares sentados e 8000 em pé. O imóvel veio substituir o Palácio de Cristal assinado pelo Arquitecto Thomas Dillen Jones, inaugurado em 1865 e eliminado em 1955.
Émile David é o Arquitecto Paisagista autor dos Jardins do Palácio de Cristal desenhados e executados em 1865 e que se apresentam hoje genericamente conservados e recuperados.
A abertura do Super Bock Arena decorre a 31 de Outubro de 2019 com um concerto dos Ornato Violeta.