Medidas de prevenção e de protecção da infecção por COVID-19: ano lectivo de 2021/2022

13/09/2021 11:09

Medidas de prevenção e de protecção da infecção por COVID-19: ano lectivo de 2021/2022

 

COMUNICADO

– Medidas de prevenção e de protecção da infecção por COVID-19: ano lectivo de 2021/2022 –

 

No início de um novo ano lectivo, o Conselho Directivo da Universidade Lusíada saúda todos os estudantes, professores e investigadores, designadamente os que pela primeira vez frequentam a Universidade, na expectativa de que o ano que agora começa traduza o regresso à normalidade da vida académica e que, dessa forma, a todos permita a verdadeira fruição das várias dimensões da nossa Universidade.

Contudo, para que a referida normalidade se consolide, a comunidade académica não poderá deixar de cumprir determinadas orientações, a começar pela vacinação completa e generalizada, que vivamente se aconselha, de todos os que frequentam as instalações da Universidade.

Assim, o Conselho Directivo da Universidade Lusíada, na preparação e organização do ano lectivo de 2021/2022, não pode deixar de recomendar que se adoptem as necessárias medidas de prevenção e de protecção da infeção por SARS-CoV-2, determinadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), de forma a salvaguardar as condições de higiene, segurança e saúde a estudantes, professores, investigadores, colaboradores e visitantes, e contribuir para o controlo e extinção definitiva da pandemia, que há um ano e meio a todos afecta.

Considera-se que uma adequada prevenção da COVID-19 no espaço da Universidade deve contemplar as seguintes medidas:

  1. Convite generalizado a toda a comunidade académica para que concretize a vacinação completa contra o vírus causador da COVID-19.
  2. Uso obrigatório de máscara em todos os espaços fechados.
  3. Higienização das mãos com solução antisséptica de base alcoólica à entrada das salas de aula, serviços e espaços comuns.
  4. Se possível, as portas das salas de aula devem permanecer abertas, de modo a permitir uma melhor circulação do ar dentro dos espaços.
  5. Reforço do plano de higienização e desinfeção de todas as instalações da Universidade.
  6. Todos os que frequentam a instituição devem efectuar a automonitorização diária de sintomas e abster-se de se deslocar à Universidade, se surgir sintomatologia compatível com COVID-19, contactando a linha SNS24, de acordo com as normas e orientações da DGS.

O Conselho Directivo divulgará todas as informações complementares que no âmbito da COVID-19 lhe vierem a ser transmitidas pelas autoridades de saúde pública.

Estas medidas não dispensam a leitura do Plano de Contingência, disponível no portal da Universidade Lusíada, canal oficial de comunicação institucional.

 

9 de Setembro de 2021

 

O Conselho Directivo



Clique para aumentar  Clique para aumentar