Apresentação da Trilogia no Bicentenário da Revolução Liberal

12/11/2021 15:11

Apresentação da Trilogia no Bicentenário da Revolução Liberal

No dia 11 de Novembro teve lugar, na Sala Magna da Universidade Lusíada, no Porto, a Sessão de Apresentação da trilogia, da autoria dos Professores Doutores Vital Moreira e José Domingues, dedicada ao “Bicentenário da Revolução Liberal”, a qual inaugurou em Portugal o constitucionalismo moderno (liberdades individuais, governo representativo, separação de poderes, Estado de direito). 

Esta iniciativa surgiu a propósito do lançamento do último volume, recentemente publicado, sobre a “vida e obra política de José Ferreira Borges”, cuja apresentação ficou a cargo do Prof. Doutor José Adelino Maltez, ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

A trilogia No Bicentenário da Revolução Liberal, publicada pela Porto Editora, compreende os seguintes volumes:
vol. I – Da Revolução à Constituição 1820-1822
vol. II – Os 40 dias que mudaram Portugal
vol. III – Vida e obra política de José Ferreira Borges

Para além da trilogia e dos artigos acima referidos – no âmbito da linha de investigação Teoria e História Constitucional, em desenvolvimento na unidade orgânica de I&D da Universidade Lusíada, Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA) –, os autores desta trilogia desenvolveram várias outras iniciativas evocativas do bicentenário da Revolução Liberal e do “triénio constitucional” de 1820-1823, incluindo colóquios, conferências e estudos publicados em livros e em revistas da especialidade.

A sessão contou com ainda com as intervenções do Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português, do Dr. Pedro Olavo Simões, Diretor da JN História, para além dos autores, Prof. Doutor Vital Moreira e Prof. Doutor José Domingues, e do Prof. Doutor Fernando Torrão, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada, no Porto.

A Sessão foi aberta pelo Prof. Doutor Afonso d’Oliveira Martins, Magnífico Reitor da Universidade Lusíada,
e encerrada pelo Prof. Dr. João Duarte Redondo, Chanceler da Universidade Lusíada.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar