Dez Anos do Coletivo OODA Celebrados com Livro do Prof. João Rapagão

03/12/2021 10:12

Dez Anos do Coletivo OODA Celebrados com Livro do Prof. João Rapagão

 

O Arquiteto João Rapagão, Docente da Universidade Lusíada, é o autor do livro "X!? - Dez Anos OODA", que celebra os 10 Anos do Coletivo OODA, autor, entre diversos projetos e obras, do Matadouro e da Liga Portugal, no Porto, e da Extensão do Centro Cultural de Belém e do Patriarcado Hotel, em Lisboa.

O Coletivo OODA está sediado em Matosinhos e é formado pelos Arquitetos Diogo Brito, Rodrigo Vilas-Boas, Francisco Lencastre, João Jesus e Julião Pinto Leite, sendo os três primeiros partners formados pela Universidade Lusíada.

A edição narra os primeiros dez anos do coletivo nos capítulos Retrospeção e Extrospeção. Apresenta seguidamente os projetos e obras segundo seis alinhamentos e desenvolvimentos cognitivos – Inserções, Segunda Vida, Intimidade, Iconografias, Pontuações e Genealogias. Em Dissecção aponta respostas centradas e apoiadas na práxis do coletivo OODA e termina com a apresentação dos cinco partners e de toda a equipa de colaboradores e prestadores de serviços em Genética.

O livro, com 655 páginas e com duas edições- inglês e português -, conta com ensaios de Ana Aragão (Portugal), Ashley Simone (Estados Unidos da América), Fernando Serapião (Brasil) e Pedro Gadanho (Portugal). Conta, ainda, com depoimentos de análise e síntese crítica de Guilherme Wisnik, de Inês Moreira, de Nuno Grande e de Paulo Martins Barata.

A This Is Pacifica assina a conceção e a composição gráfica do livro, editado pela Actar Publishers (Barcelona e New York) que é responsável pela distribuição do livro em todo o mundo.

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e os Vereadores Pedro Baganha e Ricardo Valente, da Câmara Municipal do Porto, entre outros convidados e amigos do autor e do Coletivo OODA, assistiram à apresentação do livro.

 

Fotografias © Pedro Pulido



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar