Uma Casa para João Luís Carrilho da Graça

02/05/2022 16:05

Uma Casa para João Luís Carrilho da Graça

 

Aos Estudantes da Unidade Curricular "Arquitetura I", do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Lusíada (Porto e Vila Nova de Famalicão), propõe-se, anualmente, pensar e desenhar uma casa para um convidado cultural e instrumentalmente rico no campo da arquitetura, capaz de alimentar e estimular o imaginário dos Estudantes, servindo assim de incentivo à idealização e conceção arquitetónica da casa.

O convidado do presente ano letivo é o Arquiteto João Luís Carrilho da Graça, que elencou e caracterizou os seus espaços de habitar e experienciar o espaço, em parcela onde supostamente habitará na cidade do Porto. À sessão de explicitação dos valores espaciais e materiais do programa da sua casa, uma importante lição que passou pela teoria e pela história da arquitetura.

A sessão de apresentação do enunciado decorreu a 20 de Abril de 2022, pelas 10 horas, na Casa da Arquitetura onde está exposta a mostra Flashback que atravessa os 40 anos de exercício da profissão do Arquiteto Carrilho da Graça. Os Professores Carlos Santos, Diretor da Faculdade de Arquitetura e Artes, João Rapagão, José Godinho, Patrícia Diogo e Sérgio Amorim, responsáveis pelo desenvolvimento e acompanhamento do exercício nos campi do Porto e Vila Nova de Famalicão, estiveram presentes na sessão de apresentação e explicação do enunciado. Seguidamente o convidado acompanhou os Estudantes na visita guiada à exposição Flashback que atuou como motivação e explicitação dos valores presentes no exercício.

O Arquiteto Carrilho da Graça enunciou uma casa dominada por um pátio localizado abaixo do solo e envolvido por um programa tripartido composto por um corpo social - sala e cozinha -, um de transição – sala e biblioteca - e um individual – quarto e instalação sanitária. Acresce, acima do solo, uma suíte para convidados composta por quarto e instalação sanitária, evidenciada e apontada ao Parque da Cidade do Porto e, consequentemente, ao mar e ao pôr-do-sol. Aos temas funcionais e formais da casa juntam-se os valores da organicidade, densidade, plasticidade e continuidade do espaço a manipular e testar em maqueta, importantes para o desenvolvimento instrumental e cultural dos Estudantes.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar