Visita de Estudo a 3 Casas no Norte de Portugal
06/05/2022 14:05

Os Estudantes da Unidade Curricular Arquitetura I, da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada (Porto), viajaram, no dia 30 de Abril 2022, até ao Gerês e ao Bom Jesus em Braga para conhecerem 3 Casas no Norte de Portugal, acompanhados pelos Professores João Rapagão, José Godinho e Sérgio Amorim.
Conheceram, durante a manhã, a Casa do Gerês (2013-15), da autoria do Arquiteto José Manuel Carvalho Araújo, que esteve presente para explicitar e enquadrar a casa de que é autor. Após o almoço, a visita de estudo prosseguiu em Dadim, Braga, com a Casa no Bom Jesus I (1989-1994), da autoria do Arquiteto Eduardo Souto Moura, com apresentação pelos Arquitetos Jean Pierre Porcher e João Paulo Rapagão, e com a Casa em Dadim (1988-1992), da autoria do coletivo Topos Atelier de Arquitetura, com uma lição e explicação emocionada do Arquiteto Jean Pierre Porcher, um dos autores que integra o coletivo.
O almoço decorreu na Casa do Gerês, proporcionando e gerando um convívio entre todos - Arquiteto José Manuel Carvalho Araújo, Estudantes, Docentes e representantes do proprietário e empresário José Maria Ferreira, CEO da Ecosteel, entre outras empresas, que, generosamente, presenteou as refeições disponibilizadas em rulote e em esplanada instaladas nos taludes contíguos à casa. Alguns Estudantes, vingando e compensando dois anos de pandemia sem reunião e animação partilhada, não resistiram ao calor e mergulharam na piscina da casa.