Visita de Estudo a 3 Casas no Norte de Portugal

06/05/2022 14:05

Visita de Estudo a 3 Casas no Norte de Portugal

 

Os Estudantes da Unidade Curricular Arquitetura I, da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada (Porto), viajaram, no dia 30 de Abril 2022, até ao Gerês e ao Bom Jesus em Braga para conhecerem 3 Casas no Norte de Portugal, acompanhados pelos Professores João Rapagão, José Godinho e Sérgio Amorim.

Conheceram, durante a manhã, a Casa do Gerês (2013-15), da autoria do Arquiteto José Manuel Carvalho Araújo, que esteve presente para explicitar e enquadrar a casa de que é autor. Após o almoço, a visita de estudo prosseguiu em Dadim, Braga, com a Casa no Bom Jesus I (1989-1994), da autoria do Arquiteto Eduardo Souto Moura, com apresentação pelos Arquitetos Jean Pierre Porcher e João Paulo Rapagão, e com a Casa em Dadim (1988-1992), da autoria do coletivo Topos Atelier de Arquitetura, com uma lição e explicação emocionada do Arquiteto Jean Pierre Porcher, um dos autores que integra o coletivo.

O almoço decorreu na Casa do Gerês, proporcionando e gerando um convívio entre todos - Arquiteto José Manuel Carvalho Araújo, Estudantes, Docentes e representantes do proprietário e empresário José Maria Ferreira, CEO da Ecosteel, entre outras empresas, que, generosamente, presenteou as refeições disponibilizadas em rulote e em esplanada instaladas nos taludes contíguos à casa. Alguns Estudantes, vingando e compensando dois anos de pandemia sem reunião e animação partilhada, não resistiram ao calor e mergulharam na piscina da casa.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar