Inauguração da exposição Aalto Intemporal, O ADN da Cultura de Construir

15/07/2022 10:07

Inauguração da exposição Aalto Intemporal, O ADN da Cultura de Construir

Em 28 de Junho foi inaugurada a exposição Aalto Intemporal, O ADN da Cultura de Construir, e estará patente na Fundação Marques da Silva até 27 de Setembro.

A exposição está integrada no programa dos Autofocus Blended Leaning eSeminars, e tem a curadoria de Tore Tallqvist (colaborador de Alvar Aalto e professor de História da Arquitetura da Universidade de Tampere), a exposição, feita a partir de trabalhos desenvolvidos com os alunos, tem como objetivo traçar a "genealogia" de Alvar Aalto, inscrevendo a obra deste arquiteto finlandês no tempo longo da história da arquitetura. Colaboraram ainda para a apresentação final deste projeto expositivo o professor Olli-Paavo Koponen e a arquiteta Marianna Verhe. A linha gráfica foi criada em colaboração com o arquiteto Jussi Heinonen (+info)

Nesta sua passagem por Portugal, e mais concretamente pela Fundação Marques da Silva, a exposição vai integrar um novo módulo com documentação relativa a projetos de arquitetos portugueses influenciados pela obra de Alvar Aalto, nomeadamente Fernando Távora (Convento de Gondomar, 1961), Raúl Hestnes Ferreira (Casa de Albarraque, 1961), Alcino Soutinho (Pousada de Vila Nova de Cerveira, 1973) e Alfredo Matos Ferreira (Instituto Politécnico do Porto, 1993), complementada com publicações existentes no acervo da Fundação que tiveram particular relevância na divulgação em Portugal da obra daquele que é o mais aclamado arquiteto finlandês. A presença da perspetiva da arquitetura portuguesa pretende reforçar o sentido original da exposição abrindo possíveis diálogos (+info).

Comissão portuguesa:
Luís Urbano – Curador Responsável da FIMS
Miguel Borges de Araújo – Curador da Exposição e tradutor do texto para português
Olli-Paavo Koponen – Representante de Tore Tallqvist e da comissão finlandesa
Pedro Borges de Araújo – Coordenador
Sérgio Pinto Amorim - Coordenador

O programa ABLeS 2021-2022 é uma parceria de três Centros de Investigação: IF/MLAG Instituto de Filosofia/Mind Language Action Research Group; CEAU Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; CITAD Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design/G1 da FAA / Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada – Norte/Porto.

 

 LOGOS

 

O CITAD é financiado por fundos nacionais da FCT - Foundation for Science and Tecnologia, no âmbito do Projeto UIDB/04026/2020.

 

O IF UP Instituto de Filosofia é uma unidade de investigação integrada no sistema científico nacional português. A unidade é avaliada internacionalmente e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Programa de Financiamento: Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2020-2023 Referência UIDB/00502/2020.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar