Investigadores do CIPD publicam na Revista Contemporary Educational Psycology

14/10/2022 12:10

Investigadores do CIPD publicam na Revista Contemporary Educational Psycology

 

Os investigadores do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Marta Marchante, Vítor Alexandre Coelho e Ana Maria Romão, viram o seu mais recente trabalho publicado na revista Contemporary Educational Psychology, a 3ª mais importante revista da área da Psicologia da Educação (com um Fator de Impacto JCR2021 de 6.922).

Neste artigo foi estudada a influência do clima escolar nos papéis de bullying e vitimização durante a transição escolar, sendo passíveis de retirar algumas conclusões:

- a perceção do clima escolar é crucial nos comportamentos de bullying e vitimização durante a transição para o segundo ciclo;

- esta transição escolar está associada a um aumento nos relatos de vitimização nestes alunos, permitindo salientar a vulnerabilidade em que se encontram estes alunos;

- a manutenção da perceção do clima escolar entre as escolas de primeiro ciclo e segundo ciclo terá um impacto benéfico;

- alunos que perceberam a escola do 5º ano como tão segura e com regras tão justas como a escola do 4º ano apresentaram melhores trajetórias de comportamentos de bullying e vitimização.



Clique para aumentar  Clique para aumentar