Arquiteto João Rapagão Integra Júri do Concurso de Conceção Quarteirão Oficina do Ferro
21/11/2022 9:11

O Concurso de Conceção para o Quarteirão Oficina do Ferro é promovido pela IME, Imóveis e Empreendimentos Hoteleiros, S. A., e abrange uma área de intervenção designada como Quarteirão do Ferro, uma oportunidade para imaginar e desenhar a cidade para o futuro. Localizada na transição entre o Centro e o Sector Oriental da Cidade do Porto, contacta com a Rua do Heroísmo e a Rua do Barão de Nova Sintra e é envolvida pelos tardozes dos dois arruamentos e pelos muros laterais do Cemitério do Prado de Repouso e da Águas e Energia do Porto, E. M..
O concurso de conceção é internacional e representa um importante e desafiante exercício urbanístico, paisagístico e arquitetónico sobre a ocupação do interior de um quarteirão, com todas as vantagens e desvantagens que daí advêm. Para além de uma utilização e validação qualificada para o quarteirão, importa dotar a intervenção de uma identidade e capacidade intrínseca que passa, hoje, pela sustentabilidade e vitalidade das atividades económicas e pela capacidade e qualidade da arquitetura perante a sociedade e a cidade.
O júri, presidido pelo Engenheiro Adérito Oliveira, na qualidade de Presidente da Entidade Promotora, integra a Arquiteta Leonor Picão, representante do Turismo de Portugal, a Engenheira Maria João Teles, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte, o Arquiteto Nuno Brandão Costa, designado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, e o Arquiteto João Paulo Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitetura e Artes, da Universidade Lusíada (Porto), convidado da Entidade Promotora.