Prof. João Rapagão Grava Episódio de Caminhos da História com Historiador Joel Cleto

02/12/2022 9:12

Prof. João Rapagão Grava Episódio de Caminhos da História com Historiador Joel Cleto

 

O Arquiteto João Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, no Porto, convidado pelo Historiador Joel Cleto, gravou recentemente um episódio da nova série de Caminhos da História, designada "Conversas com História... nos Palácios".

O Arquiteto João Rapagão abordou o tempo decorrido entre 1750 e 2003, da construção do Palácio do Freixo, de Nicolau Nasoni, à sua reabilitação pelos Arquitetos Fernando Távora e José Bernardo Távora. Abordou ainda as suas arquiteturas, entendimentos urbanísticos e paisagísticos barrocos, aos quais se juntou, na transição do Século XIX para o XX, a Companhia de Moagem Harmonia, localizada a Nascente do Palácio do Freixo. O palácio e a fábrica acolhem hoje o Pestana Palácio do Freixo da autoria do Arquiteto David Sinclair, voltado sobre o Rio Douro a Nascente.

Anteriormente, o Docente da Faculdade de Arquitetura e Artes participou em episódios do mesmo programa do Porto Canal, um deles dedicado às comemorações dos 250 anos da Igreja da Irmandade e da Torre dos Clérigos da autoria de Nicolau Nasoni.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar