Arquiteto João Rapagão no Centenário de Fernando Távora

31/01/2023 10:01

Arquiteto João Rapagão no Centenário de Fernando Távora

 

O Arquiteto João Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, no Porto, e o Historiador Joel Cleto percorreram o Centro Histórico do Porto no dia 28 de Janeiro, para darem a conhecer projectos e obras de Fernando Távora, Arquiteto do Porto e da Escola do Porto, nascido a 1923 e falecido a 2005.

A visita guiada à Casa dos 24 (1995-2002), obra simultaneamente polémica e emblemática, e ao Plano Geral de Reabilitação do Barredo (1969-1976), precursor da conservação e classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial e Cultural da Humanidade em 1996, integra o programa do Centenário de Fernando Távora, organizado pela Tacitus, Património e História, onde se homenageia a vida e a obra do arquiteto humanista e renascentista. 

Ao Historiador Joel Cleto, responsável pela explicitação da história e da memória dos lugares, o Arquiteto João Rapagão junta os temas espaciais e patrimoniais presentes no pensamento e desenvolvimento projectual de Fernando Távora. O programa 100 Anos de Fernando Távora prosseguirá com uma visita à Quinta da Conceição e à Quinta de Santiago.

A visita contou com a presença de Maria José Távora, filha do homenageado, de Jorge Sobrado, Director do Museu da Cidade e das Bibliotecas Municipais do Porto e de antigos Estudantes da Universidade Lusíada que reencontraram o Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada passados 25 anos.

Fotografias: © Fernando Eugénio



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar