DIGNIDADE e TRABALHO: a REFORMA ANUNCIADA
17/02/2023 10:02

No dia 14 de fevereiro, o Grupo 6 do CEJEA – Direito do Trabalho –, conjuntamente com o JusGov – Justiça e Governação da Universidade do Minho, organizou a Conferência DIGNIDADE e TRABALHO: a REFORMA ANUNCIADA. O evento começou pelas 10h00 e terminou pelas 17h55, tendo decorrido na Aula Magna, com capacidade para 303 pessoas. As inscrições tiveram de ser encerradas sob perigo de overbooking.
A Agenda do Trabalho Digno e a Reforma das Leis Laborais, aprovadas na Assembleia da República no dia 10 do mês em curso, foram o mote para as palestras.
A Razão de Ser da Conferência foi concretizada pelo Vice-Chanceler da Universidade, Prof. Doutor António Moreira, enquanto que as Palavras de Encerramento foram da incumbência do Chanceler, Professor João Redondo.
Fruto de um Protocolo celebrado com a ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, mais de 130 (cento e trinta) Inspetores do Trabalho, de Lisboa, de Setúbal, de Leiria, de Coimbra, de Sintra, de Castelo Branco, de Bragança, e de outras cidades, assistiram aos trabalhos, assim como mais de 30 (trinta) causídicos e cerca de 100 (cem) estudantes, num total de 284 assistentes.
As individualidades e conferencistas, de inegável prestigio, foram os que seguem: Dr. Francisco Assis, Presidente do CES, Drª. Fernanda Campos, Inspetora-Geral da ACT, Dr.ª Maria de Belém, Conselheiro Pinto Hespanhol, Conselheiro e Prof. Doutor Júlio Gomes, Professores Monteiro Fernandes, Teresa Coelho Moreira, João Leal Amado, António Garcia Pereira, Joana Vasconcelos, Paulo Sousa Pinheiro, Maria do Rosário Palma Ramalho, Maria Regina Redinha, Fernando Torrão e o Desembargador Rui Ataíde.
A Coordenação Científica esteve a cargo do Prof. Doutor António Moreira e da Profª. Doutora Teresa Coelho Moreira, do JusGov.
A avaliação da Conferência, pelos temas e pela organização, foi muito positiva.