CIPD representado na 44ª Conferência da International School Psychology Association (ISPA)
24/07/2023 14:07

Nos dias 5 a 8 de julho decorreu, em Bolonha (Itália), a 44ª Conferência da International School Psychology Association (ISPA), organizada pela maior associação internacional de Psicologia Escolar.
Esta contou com a participação de quatro membros do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento em várias comunicações sobre os resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito do grupo de investigação “Desenvolvimento & Educação”.
Os investigadores Vítor Alexandre Coelho e Marta Marchante dinamizaram um workshop pré-conferência, sobre a criação de atividades e materiais no âmbito dos programas de aprendizagem socioemocional (“Creating Activities and Materials for Social and Emotional Learning programs”) que contou com 7 participantes de diferentes partes do mundo.
Adicionalmente, foram realizadas duas comunicações orais, pelo investigador Vítor Alexandre Coelho, sobre os resultados obtidos no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento (“Gulbenkian Academies of Knowledge: An Overview of the Results” e “Project Positive Attitude: An Overview of the Project's Participation in the Gulbenkian Academies of Knowledge Academy Initiative”). Também a investigadora Vanda Sousa, apresentou uma comunicação oral intitulada “The Influence of Social and Emotional Competencies on the trajectories of Social Anxiety and Social Withdrawal” no âmbito de dados recolhidos na mesma linha de investigação.
A investigadora Marta Marchante realizou uma comunicação por poster, no âmbito da mesma linha de investigação, que era uma súmula de resultados obtidos nas Academias Gulbenkian do Conhecimento: “Project Positive Attitude: An Overview of the Project's Participation in the Gulbenkian Academies of Knowledge Academy Initiative”.
A Professora Sofia Mendes, no âmbito dos projetos em desenvolvimento no CIPD, apresentou duas comunicações: "Examining the Landscape of Intervision and Supervision" e "Teachers’ mental health and wellbeing Project Phase 2: Conducting and Analysing Teacher Interviews and Ecomaps". Para além destas apresentações, a Professora Sofia Mendes interveio também na reunião do Comité de Ética da ISPA, onde discutiu os desafios éticos associados à autonomia dos psicólogos escolares em Portugal (https://ispaweb.org/wp-content/uploads/2023/01/ISPA-Code-of-Ethics-2021-Portuguese.pdf). Este último convite surge no contexto da sua colaboração na tradução do Código de Ética da ISPA. A Professora Sofia Mendes integra ainda o grupo atualmente responsável pela revisão do código de ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Foi um congresso que contou com mais de 450 participantes de 43 países, que permitiu apresentar os resultados, receber feedback de outros investigadores, mas também estabelecer contactos importantes para futuras colaborações internacionais.