Arquiteto João Rapagão participa no Ciclo Távora: Identidade e Circunstância
18/10/2023 9:10

Távora - Identidade e Circunstância é um ciclo de encontros e conversas em torno da personalidade artística, cultural e pessoal de Fernando Távora, promovido pelo Museu e Bibliotecas do Porto da Câmara Municipal Porto, e que junta antigos colaboradores, alunos e amigos do Arquiteto, cujo centenário de nascimento se celebra em 2023. Junta, ainda, profissionais de nova geração que inscrevem a sua visão e trabalho de arquitetura a partir do seu legado fundador.
A terceira sessão, dedicada ao tema Távora: Português e Universal contou com a participação do Arquitecto João Paulo Rapagão, Docente do Mestrado Integrado em Arquitectura da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, e com os Arquitectos António Esposito e Paula Santos.
O ciclo acompanha a permanência da exposição A Urgência da Cidade - O Porto e 100 Anos de Fernando Távora, cujo projeto expositivo é assinado pelo Arquitecto João Paulo Rapagão. A exposição decorre na Antiga Casa da Câmara, desdobrando-se numa série de binómios que põem em perspetiva a identidade complexa do génio de Távora, a sua circunstância e influência, num jogo de ligações e correspondências de interesses, sensibilidades e universos, sobre os quais fundou a sua própria gramática de intervenção sobre a cidade, o património e a experiência humana.
Fotografias de Rui Oliveira
TÁVORA — IDENTIDADE E CIRCUNSTÂNCIA: TÁVORA: PORTUGUÊS E UNIVERSAL - Museu do Porto
www.facebook.com/media/set?vanity=museudoporto&set=a.813297390804226
www.facebook.com/photo/?fbid=810330927767539&set=a.125719126228726