Professoras Ana Meireles e Sofia Marques publicam no "International Journal of Environmental Research and Public Health"

29/11/2023 14:11

Professoras Ana Meireles e Sofia Marques publicam no

 

As investigadoras do CIPD, Professoras Ana Meireles e Sofia Marques, em parceria com as antigas estudantes do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Dr.ª Sara Faria e Dr.ª Joana Lopes, e com a participação de outros investigadores nacionais (Ana Ribas Teixeira e Bruno Alves) e internacionais (Saul Becker) viram o seu artigo ser aceite para publicação e ser selecionado como capa do "International Journal of Environmental Research and Public Health", 20 (21), November 1, 2023.

Trata-se de um estudo pioneiro em Portugal sobre Jovens Cuidadores (JC) e envolveu mais de 9.000 adolescentes, com mais de 900 JC a partilharem a sua experiência de cuidado a familiares com condições de doença e/ou incapacidade permanente, ou temporária. Trata-se maioritariamente de mães e pais, mas também de avós, irmãos, e outros familiares, com diversas condições associadas a doença oncológica, quadros demenciais, doença mental, doenças neuromusculares, deficiências, etc.

Foi possível compreender que os níveis de bem-estar dos/das JC portugueses avaliados são efetivamente inferiores aos dos seus pares, e que estas diferenças se prendem, não só com os custos diretamente associados à prestação de cuidados, mas, também, com o seu funcionamento escolar e o seu apoio social, aspetos que são muitas vezes prejudicados significativamente pela experiência de ser JC.

Estes resultados, equivalentes aos encontrados nas mais diversas latitudes, confirmam o impacto adverso da experiência de ser JC, e reforçam a urgência de se reconhecer esta realidade (também) no nosso país, sublinhando a importância de termos em conta as necessidades específicas destes jovens portugueses nos seus diferentes contextos.

Este estudo sublinha justamente a necessidade de fornecer apoio para o bem-estar, o desenvolvimento e a construção de relações saudáveis destes e destas JC. Este apoio beneficiaria não só estes jovens, especialmente vulneráveis, como as suas famílias e comunidades e a sociedade como um todo.