Conferência "Socialização Legal e Delinquência Juvenil"

06/12/2023 16:12

Conferência

 

No dia 4 de dezembro, realizou-se a conferência “SOCIALIZAÇÃO LEGAL E DELINQUÊNCIA JUVENIL”, a primeira conferência de um ciclo de três eventos a realizar durante nos anos letivos de 2023 e 2024.

Este evento, organizado pela Mestre Josefina Castro, pela Prof. Doutora Ana Margarida Santos e pelo Prof. Doutor Samuel Moreira, integra-se na linha de investigação “Criminologia” do Grupo de Investigação 5 - Direito Penal e Criminologia do Centro de Estudos, Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA) da Universidade Lusíada.

A conferência teve duas comunicações orais realizadas por investigadoras internacionais. A primeira oradora, a Prof. Doutora Esther Fernández Molina, da Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha, fez uma comunicação, presencial, intitulada “Jovens no sistema de justiça juvenil - uma oportunidade de socialização legal?”, abordando-se os elementos teóricos mais revelantes dentro desta temática, bem como, dados empíricos obtidos num estudo realizado pela mesma. Por sua vez, a segunda comunicação, realizada telematicamente pela investigadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo, Debora Piccirillo, envolveu a apresentação do estudo empírico conduzido pela mesma, abordando, em particular, as questões raciais e de género no estudo da socialização legal de jovens na cidade de S. Paulo.

A conferência foi financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação Minerva.



Clique para aumentar