ManifestHabitação celebra habitação em Matosinhos com curadoria de João Rapagão

18/12/2023 14:12

ManifestHabitação celebra habitação em Matosinhos com curadoria de João Rapagão

 

Inaugurou a 9 de Dezembro de 2023, pelas 17 horas, com a presença de Fernanda Rodrigues, Secretária de Estado da Habitação, de Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e de Manuela Álvares, Vereadora do Pelouro do Ambiente e Transição Energética, Espaço Público, Habitação e Obras Municipais e Presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação de Matosinhos, a exposição ManifestHabitação com a Curadoria do Arq. João Paulo Rapagão, Docente de Arquitectura I da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada Norte.

A exposição é uma organização da Câmara Municipal de Matosinhos e da MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação de Matosinhos e celebra o Habitar em Matosinhos, 30 anos após a implementação do Programa Especial de Realojamento e 50 anos após o 25 de Abril de 1974 e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

A mostra decorre entre 9 de Dezembro de 2023 e 30 de Junho de 2024. Paralelamente decorre um ciclo de conferências dedicadas ao futuro da Habitação em Matosinhos, mas apoiadas no passado, onde se pretende diagnosticar o presente e anunciar o futuro da habitação no concelho, nomeadamente os seus modelos sociais e espaciais.  Será, ainda, publicado e apresentado um livro com um registo da história e da memória da Habitação em Matosinhos, um guia estimulante e relevante para as políticas sociais e espaciais futuras.

A exposição é composta por seis módulos. O primeiro e o segundo são dedicados ao passado, respectivamente, ao Direito à Habitação em Matosinhos e ao modo como se encarou o Construir Bairro é Construir Cidade. O terceiro e quarto são dedicados ao presente e expõe-se um manual de utilização e fruição das habitações e onde a Casa é um Desejo a Preservar e Conservar.

Expõem-se, ainda, testemunhos de moradores filmados e gravados nos Conjuntos Habitacionais de Matosinhos, uma galeria de dez retratos reais, sociais e culturais, de atores anónimos e não anónimos dos Conjuntos Habitacionais, em gravações intituladas Vínculos, Vidas, Emancipação, Conquistas e Comunidade. A estas gravações juntam-se os protagonistas políticos e técnicos do contexto espacial e social, e outros que intervieram direta ou indiretamente na história e na memória da Habitação em Matosinhos desde 25 de Abril de 1974.

Os dois últimos módulos abordam a Estratégia Local de Habitação: 2020-2030, um instrumento que suporta a candidatura ao 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, fruto da Nova Geração de Políticas de Habitação, e a Habitação em Matosinhos Rumo a 25 de Abril de 2074, com os Conjuntos Habitacionais Atriz Alda Rodrigues, Estádio do Mar, Flor de Infesta, Guifões, S. Gens e Teixeira de Melo que passarão brevemente de projeto a obra, e serão a casa nova de 512 famílias em 2025, com um investimento programado de 80.485.976,06€.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar