Professora Sofia Marques recebe bolsa de investigação atribuída pela European Association for Developmental Psychology (EADP)

03/01/2024 10:01

Professora Sofia Marques recebe bolsa de investigação atribuída pela European Association for Developmental Psychology (EADP)

 

A Professora Doutora Sofia Marques, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), recebeu uma bolsa de investigação atribuída pela European Association for Developmental Psychology (EADP), instituição de referência na Europa em matéria do estudo e investigação científica da psicologia do desenvolvimento e membro associado da European Federation of Psychologists' Associations (EFPA).

Esta distinção, obtida pela psicóloga clínica e investigadora especialista em parentalidade e desenvolvimento cognitivo e socioemocional, realizou-se no âmbito da iniciativa "Collaboration Grant 2024-2025", criada com o objetivo de fortalecer as atividades de pesquisa nesta área da psicologia — que engloba o estudo da pessoa desde a infância até ao final da idade adulta, nas suas dimensões principais: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social e emocional — desenvolvidas em colaboração com outros investigadores europeus. Propõe-se com este programa estimular a colaboração, o encontro e a partilha entre os investigadores e organizações europeias, por via de financiamento das atividades de colaboração, necessárias para o exercício da pesquisa colaborativa.

O projeto, agora contemplado com a referida bolsa, intitula-se "Epigenetics of ADHD: in the quest for a biological marker of the disorder", e será desenvolvido em colaboração com os investigadores Livio Provenzi (Department of Brain and Behavioral Sciences, University of Pavia, Italy; Developmental Psychobiology Lab, IRCCS Mondino Foundation, Pavia, Italy) e Stefano Mastrotheodoros (Department of Youth and Family, Utrecht University, the Netherlands; Department of Psychology, at the University of Crete, Greece). O plano de trabalhos será desenvolvido em colaboração com a equipa do projeto M2Child da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 

Este estudo debruça-se sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), um tema que tem conhecido amplos avanços na compreensão e nas abordagens terapêuticas proporcionadas pela aprendizagem a respeito da impressão epigenética na personalidade do indivíduo na primeira infância. A epigenética é, igualmente, um campo científico que tem revelado uma importância crescente por oferecer respostas relativamente às mudanças no fenótipo, que não são causadas por alterações na sequência original de ADN, mas sim pela sua metilação, ou seja, mediante a interação entre a estrutura genética e o meio ambiente.