Universidade Lusíada selecionada no âmbito do projeto Porto de Arquitetura

24/01/2024 9:01

Universidade Lusíada selecionada no âmbito do projeto Porto de Arquitetura

A Universidade Lusíada integra o leque de edifícios que será possível visitar, entre fevereiro e julho, no âmbito do projeto Porto de Arquitetura, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto e da Casa da Arquitetura.
 
Numa iniciativa conjunta, a Câmara do Porto e a Casa da Arquitetura pretendem dar a conhecer um conjunto representativo da arquitetura contemporânea da cidade do Porto, menos valorizada ou que não teve ainda a merecida visibilidade, incluindo neste leque oito edifícios recentes ou que foram alvo de profundas obras de remodelação ou reabilitação.
 
Entre eles, encontram-se as instalações da Universidade Lusíada, no Porto, uma obra do Arquiteto José Mendes Godinho.
 
As visitas serão gratuitas e requerem inscrição prévia, no site da Casa da Arquitetura, prevendo-se que os grupos possam ter entre 30 e 50 pessoas, mediante a capacidade do espaço. 
 
No dia 27 de Julho o novo edifício da Universidade Lusíada, localizado perto do Parque da Cidade e do Museu de Serralves, abrirá as suas portas para uma visita guiada pelo Arquiteto José Mendes Godinho.
 
Na apresentação do projeto, que decorreu no Batalha Centro de Cinema – reaberto em 2022 depois de uma intervenção de fundo da responsabilidade do Atelier 15 –, o vereador Pedro Baganha, responsável do pelouro do Urbanismo, referiu que “a arquitetura merece ser celebrada” e justificou a escolha dos oito locais com o facto de corresponderem a “um conjunto de nova construção que não estava valorizada ou não estava a ter a visibilidade que merece”.
 
“O Porto é reconhecidamente uma cidade de arquitetos”, disse ainda, lembrando não só a designada “Escola do Porto” como o facto de a cidade ter “ter profissionais de excelência mundial”.
 
Por seu turno, Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitetura, referiu que os debates que vão seguir-se a cada uma das visitas e nos próprios locais irão incidir sobre “temas relevantes” e “muito transversais”. O objetivo será “descodificar a arquitetura” e, em simultâneo, criar “consciência coletiva” para as temáticas.



Clique para aumentar