Mostra de Estudos e Projetos de Arquitetura I no Campus do Porto

31/01/2024 15:01

Mostra de Estudos e Projetos de Arquitetura I no Campus do Porto

Decorre, no Átrio do Piso 2 da Biblioteca do Campus do Porto da Universidade Lusíada Norte, uma exposição dos estudos e projetos desenvolvidos em Arquitetura I, no Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Artes.

Os elementos desenhados e materializados em maqueta apresentam propostas de organização e composição do espaço, enunciados no Exercício 1 de Arquitetura I, a partir da criação e estruturação de um campo ideal e tridimensional capaz de proporcionar a investigação e exploração dos elementos geradores e estruturadores da cidade, através da abordagem de temas referenciados na formação, criação e consolidação da cidade tradicional ou da cidade ideal.

O exercício propõe a conceção, organização e caracterização de uma estrutura e inerente malha urbana, referenciada e motivada por uma topografia e uma hidrografia à escala 1:1000.

O objectivo principal do exercício consiste na aquisição e fixação dos valores que informam a organização do espaço, promovendo a aptidão para o exercício da disciplina da arquitetura, através da agregação e articulação das seguintes noções elementares da arquitetura: composição e organização do espaço, espaço construído e não construído, proporção e hierarquização, unidade e diversidade, simetria e assimetria, padrão e exceção, adição e subtracção. O desenvolvimento e o aprofundamento da estrutura urbana proposta manipulam, ainda, valores como lugar, luz, fronteira e limite.

A aplicação e a manipulação dos conhecimentos adquiridos durante a investigação e experimentação permitem a apreensão e consolidação da informação e formação que concorre para a unidade e qualidade da proposta de intervenção da estrutura. Procura, ainda, dominar os instrumentos mentais, culturais e manuais da disciplina da arquitetura, recorrendo ao desenho e ao projecto bidimensional e ao modelo tridimensional.

Os estudos e projetos expostos foram acompanhados pelos Arquitetos João Rapagão e José Godinho, Docentes da Unidade Curricular Arquitectura I.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar