Universidade Lusíada integra a selecção de obras do Porto de Arquitetura

01/02/2024 14:02

Universidade Lusíada integra a selecção de obras do Porto de Arquitetura

 

O Campus do Porto da Universidade Lusíada integra o leque de obras que será possível visitar, entre fevereiro e julho, no âmbito do programa Porto de Arquitetura. Numa iniciativa conjunta, a Câmara do Porto e a Casa da Arquitetura pretendem dar a conhecer um conjunto representativo da arquitetura contemporânea da cidade do Porto, menos valorizada ou que não teve ainda a merecida visibilidade, incluindo neste leque oito edifícios recentes ou que foram alvo de profundas obras de remodelação ou reabilitação. Entre eles, encontram-se as instalações da Universidade Lusíada no Porto, uma obra do Arquiteto José Mendes Godinho.

No dia 27 de julho o novo edifício da Universidade Lusíada, localizado perto do Parque da Cidade e do Museu de Serralves, abrirá as suas portas para uma visita guiada pelo Arquiteto José Mendes Godinho. As visitas serão gratuitas e requerem inscrição prévia, no site da Casa da Arquitetura, prevendo-se que os grupos possam ter entre 30 e 50 pessoas, mediante a capacidade do espaço. 

Na apresentação do projeto, que decorreu no Batalha Centro de Cinema – reaberto em 2022 depois de uma intervenção de fundo da responsabilidade do Atelier 15 –, o vereador Pedro Baganha, responsável do pelouro do Urbanismo, referiu que “a arquitetura merece ser celebrada” e justificou a escolha dos oito locais com o facto de corresponderem a “um conjunto de nova construção que não estava valorizada ou não estava a ter a visibilidade que merece”. “O Porto é reconhecidamente uma cidade de arquitetos”, disse ainda, lembrando não só a designada “Escola do Porto” como o facto de a cidade “ter profissionais de excelência mundial”. Por seu turno, Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitetura, referiu que os debates que vão seguir-se a cada uma das visitas e nos próprios locais irão incidir sobre “temas relevantes” e “muito transversais”. O objetivo será “descodificar a arquitetura” e, em simultâneo, criar “consciência coletiva” para as temáticas.

Das obras seleccionadas, faz parte, ainda, a sede da empresa municipal Gestão de Obras Públicas + Porto Ambiente, uma obra desenhada e assinada pelos Arquitectos César Machado Moreira e Ricardo Caetano de Freitas, ambos docentes da Universidade Lusíada em Vila Nova de Famalicão. O Hoso | Big City, da autoria do colectivo OODA, dos quais 3 partners são formados pela Universidade Lusíada do Porto - Diogo Brito, Francisco Lencastre e Rodrigo Vilas-Boas -, integra igualmente a lista de arquitecturas seleccionadas.

José Mendes Godinho, autor do Campus do Porto da Universidade Lusíada, nasceu em Luanda em 1966 e iniciou os estudos de arquitetura em 1989, na Universidade Lusíada do Porto. Enquanto estudante de arquitetura, em 1992, frequenta o Curso da VIII Sessão de Arquitectura da Escola Internacional da Faculdade de Arquitectura do Politécnico de Milão em Itália. Licenciou-se em arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto em 1994. Em 1996 concluiu a componente curricular do Mestrado de Teoria da Arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa e obteve, em 1997, a Pós-Graduação em Teoria da Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa.  Em 2000 concluiu a componente curricular do Programa de Doutoramento na Universidade de Valladolid em Espanha. Lecionou, entre 1994 e 2006, na Universidade Lusíada do Porto. Entre 2002 e 2006 colaborou na implantação do Curso de Arquitetura na Universidade Lusíada em Angola. De 2006 a 2020 foi consultor da Universidade Lusíada de Luanda e dos Institutos Superiores Politécnicos da Lusíada de Cabinda, Lunda Sul, Huambo e Benguela, com diversos trabalhos no âmbito do desenvolvimento institucional e planeamento de espaços, nomeadamente nas cidades de Cabinda, Saurimo, Benguela, Balombo, Cubal, Lobito e Luanda. É membro da Ordem dos Arquitetos e da Ordem dos Arquitectos Angolanos. É presentemente docente na Universidade Lusíada do Porto e a sua experiência profissional é adquirida e exercida em Portugal e em Angola, com diversos trabalhos em áreas distintas do projeto à obra.

 

https://www.jn.pt/8381988657/porto-de-arquitetura-abre-oito-edificios-a-visitantes/

https://www.porto.pt/pt/noticia/um-porto-de-arquitetura-para-dar-a-conhecer-edificios-iconicos-da-cidade